sexta-feira, 29 de maio de 2015

Intercambistas da GRE Petrolina

Viagem dos intercambistas da gre petrolina para retirada dos passaportes em Recife. Nossos estudantes ganhando o mundo. Parabéns!




ESCOLA. NM6 - Dia da família

A ESCOLA NM6 vivencia o dia da Família na escola com ação social em parceria com vários profissionais e Associação de Produtores, SENAC, Secretaria de Saúde, Agentes Comunitários, Conselho Tutelar e outros.













VIVÊNCIAS DO I MÓDULO-MULHER DOS CECs DE CABROBÓ

AS PROFESSORAS, COORDENADORA, PROFISSIONAL DO CANTO E MÃES PARTICIPANTES DOS CECS EM CABROBÓ SOCIALIZAM ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ESTUDO DO MÓDULO I MULHER DOS CECs DE CABROBÓ – 

A socialização das experiências do módulo I – Mulher foi realizada no mês de maio. Após o término dos trabalhos deste módulo. Na ocasião foram expostos os trabalhos vivenciados nos Círculos de Educação e Cultura sobre o eixo integrador Mulher e seus eixos estruturantes: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Este foi um momento muito importante que culminou com as produções realizadas nos CECs e a participação das mães que ajudaram a construir estes trabalhos, fortalecendo e aprimorando seus conhecimentos sobre os diversos temas trabalhados durante a vivência do módulo I - Mulher. Entre as produções escritas socializadas podemos destacar: poemas, acrósticos, paródias, cordel, textos e cartazes diversos. Essas atividades vêm corroborar com o objetivo dos Círculos de Educação e Cultura do Programa Mãe Coruja: que é oportunizar as mães e mulheres cadastradas no programa o acesso a atividades educacionais voltadas para o cuidado e a atenção da família, uma vez também, que encaminha a educação formal aquelas mulheres que não concluíram o ensino fundamental e médio. “Se a educação não muda a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”. PAULO FREIRE. Autoria: Coordenadora e professoras dos Círculos de Educação e Cultura em Cabrobó.







Encontro Família na Escola - Esc. Paul Harris

Compareceram na Esc. Paul Harris cerca de 160 pais no encontro Escola Família. No encontro, dentre outros assuntos, foi abordado o uso de celular e da internet por parte dos estudantes.








Formação de Língua Portuguesa na Esc. Poeta José Raulino Sampaio

Aconteceu na Esc. Poeta José Raulino Sampaio Formação de Língua Portuguesa com debates e valiosas reflexões sob mediação da formadora Profª Josenilda Lima.




Projeto Gravidez na Adolescência

Culminância do Projeto Gravidez na Adolescência - Iniciativa dos professores de matemática e Ciências. Palestrante: Dr. Reinaldo Rafael - Médico Cubano e Apresentação do Coral do Segundo Ano.






Palestra sobre Drogas na Esc. Francisco Xavier


quinta-feira, 28 de maio de 2015

Formação de Biblioteca - CTE - GRE Petrolina






OBMEB - A UNIVASF descobrindo talentos em Matemática

A UNIVASF descobrindo talentos em Matemática



O Projeto A UNIVASF Descobrindo Talentos em Matemática, coordenado pelo prof. Severino Cirino de Lima Neto, coordenador regional da OBMEP em Petrolina, tem a sua quarta edição em 2015, e a abertura aconteceu no dia 14 de março, na UNIVASF Campus Petrolina. Na aula inaugural, com o objetivo de proporcionar integração entre os estudantes, foi realizada a atividade Reciclamática, organizada pelas professoras Diana Carvalho e Sumaia Almeida (mestre em Biologia e mestranda do PROFMAT/UNIVASF, respectivamente), com a participação dos demais integrantes da equipe do projeto. A Reciclamática é uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática – NUPEMATUNIVASF, que tem como principal objetivo utilizar material reciclável na construção de objetos didáticos, para trabalhar a matemática em sala de aula. Aplicar esta atividade para os alunos do projeto partiu da ideia de que o projeto a A UNIVASF Descobrindo Talentos em Matemática, além de instigar a aprendizagem dos números, tem a pretensão de formar cidadãos conscientes dos problemas sociais e ambientais que o cercam. Na ocasião, após a exposição dos objetos e breve explicação das teorias matemáticas envolvidas em sua utilização, foi realizada a entrega de certificados aos estudantes que participaram do curso Construções Geométrica. No dia 21 de março, sábado seguinte, 486 estudantes estiveram na UNIVASF, para participar das aulas do projeto. Do total de alunos que preencheram ficha de inscrição, 376 estudantes estão vinculados a rede municipal de ensino de Petrolina; 102 estudantes vinculados a rede estadual de ensino, sob a responsabilidade da Gerência Regional de Ensino Sertão do Médio São Francisco – GRE Petrolina; e 8 estudantes fazem parte da rede privada de ensino de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, como exposto na tabela abaixo:


Estudantes inscritos no Projeto a UNIVASF Descobrindo Talentos em Matemática pertencentes à rede municipal de ensino de Petrolina/PE.

ESCOLAS MUNICIPAIS
Escola Municipal Professora Laurita Coelho Leda Ferreira
Escola Municipal Júlia Elisa Coelho
Escola Municipal Santa Terezinha
Escola Municipal Professora Eliete Araújo de Souza
Escola Municipal Professora Anete Rolim
Escola Municipal Mãe Vitória
Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos
Escola Municipal José Fernandes Coelho
Escola Municipal Professor Nicolau Boscardin
Escola Municipal Moisés Barreto dos Santos
Escola Municipal José Cícero de Amorim
Escola Municipal Luiz de Souza
Escola Municipal Paulo Freire
Escola Municipal Félix Manoel dos Santos
Escola Municipal Jacob Ferreira
Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro
Escola Municipal João Rodrigues de Macedo
Escola Nossa Senhora Aparecida
Escola Municipal Santo Antônio
Escola Manoel Messias Barbosa
Total de alunos da rede municipal de ensino de Petrolina/PE
            376 estudantes



Estudantes inscritos no Projeto a UNIVASF Descobrindo Talentos em Matemática pertencentes à rede estadual de ensino de Petrolina/PE.

ESCOLAS ESTADUAIS
Anexo Colégio da Polícia Militar de Petrolina
Escola Joaquim André Cavalcanti
Escola Professora Vande de Souza Ferreira
Escola Estadual Dom Antônio Campelo
Escola Estadual Eduardo Coelho
Escola Estadual Antônio Padilha
Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes de Souza
Escola Antônio Cassimiro
Escola Moyses Barbosa
Escola Pe. Luiz Cassiano
Escola Professor Manoel de Paiva Netto
Total de alunos da rede estadual de ensino de Petrolina/PE
102 estudant

Apesar de ser desejo da equipe acolher todos os estudantes que se inscreveram no projeto, foi necessário fazer uma seleção e, a partir dela, classificar 300 estudantes para participar das 6 (seis) turmas que foram formadas para o projeto. Para tanto, no dia 28 de março, após aviso às escolas e estudantes, foi realizado exame de seleção entre os estudantes escritos, e, de acordo com nota, classificados 312 estudantes.Atualmente, a equipe de professores do Núcleo de Matemática e Pesquisa em Matemática – NUPEMAT/UNIVASF, coordenado pelo prof. Cirino, e que participa do projeto citado acima, é formada por professores de matemática da UNIVASF, professores das redes estadual e municipal de ensino de Petrolina/PE, estudantes do mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT/UNIVASF, além de estudantes de licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina. O número de estudantes interessados em participar das aulas de treinamento para a OBMEP aumentou significativamente desde o ano de 2012, ano da 1ª edição do projeto. Naquele ano, pouco mais de 20 alunos participaram das aulas; para o ano de 2015, teremos mais de 300 estudantes, distribuídos entre o 6º e 9º anos do ensino fundamental e ensino médio. As aulas são realizadas aos sábados, de 8h30min até 11h30min, na UNIVASF Campus Petrolina. As aulas do projeto começaram no dia 11 de abril e têm previsão de encerramento no dia 5 de setembro, sábado que antecede a prova da segunda fase da OBMEP.


$result.label

Abertura da 4ª edição do projeto A UNIVASF Descobrindo talentos em Matemática, com a aplicação do sub-projeto Reciclamática (acima e canto inferior direito); Entrega de certificados aos estudantes do curso Construções Geométrica (abaixo, à esquerda).


$result.label

Aula no dia 21 de março com 486 estudantes de 42 escolas municipais, estaduais e privadas dos municípios de Petrolina/PE e Juazeiro/BA.


$result.label


Aplicação de exame de seleção para classificação dos estudantes que participarão do projeto na turma 2015.


$result.label

Dia do Desafio - Esc. Manoel Marinho Marinho