sexta-feira, 29 de abril de 2016

FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

A equipe da UDE/ GRE-Petrolina realizou mais uma formação de Língua Portuguesa, tanto para os professores de Petrolina quanto de Santa Maria da Boa Vista.




ESCOLA MONTEIRO LOBATO REALIZA VISITA À EMBRAPA

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, celebrado dia 28 de abril, os alunos da Escola Monteiro Lobato visitaram a EMBRAPA e puderam conhecer um pouco da flora e da fauna desse bioma tipicamente brasileiro.






SEMINÁRIO PRÁTICO DE MOTIVAÇÃO À LEITURA

A GRE-Petrolina através da Unidade de Desenvolvimento de Ensino ofereceu no auditório da FACAPE o Seminário Prático de Motivação à Leitura, oferecido aos professores de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. O objetivo da formação foi mostrar como atividades diferenciadas em sala de aula podem motivar e despertar nos alunos o interesse pela leitura.




REUNIÃO GAPEM ITINERANTE

GAPEM Itinerante na GRE-Petrolina com apresentações dos resultados do SAEPE-2015 dos municípios com certificação e socialização de experiências pedagógicas bem sucedidas. O encontro contou com a presença dos secretários municipais de educação de Petrolina e Dormentes.





PACTO PELA EDUCAÇÃO - REUNIÃO TÁTICA COM AS ESCOLAS PRIORITÁRIAS

Durante dois dias a GRE-Petrolina em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) realizou três rodadas de reunião tática com as escolas prioritárias. No encontro, o representante da SEPLAG mostrou os resultados dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio obtidos pela avaliação do SAEPE. As escolas que alcançaram média abaixo da esperada apresentaram um Plano de Intervenção Pedagógica, com o objetivo de elevar a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. 
As Escolas Padre Luiz Cassiano, Antônio Cassimiro e Malaquias Mendes foram convidadas para expor às escolas prioritárias as experiências que deram certo e ajudaram essas instituições de ensino a melhorar seus índices nessas áreas do conhecimento.




 




quinta-feira, 28 de abril de 2016

PLANO NACIONAL EM DIREITOS HUMANOS VIVENCIADO NOS CEC EM CABROBÓ

As alunas do CEC do bairro Temperatura, em Cabrobó, vivenciaram a temática Plano Nacional em Direitos Humanos de uma forma descontraída, por meio de dinâmicas como rodas de conversa, atividades digitadas, reflexões e produções de cartazes. Esta atividade serviu para as mães conhecerem a Declaração Universal dos Direitos Humanos e refletirem sobre a aplicação ou negligência desses direitos. 
As produções realizadas trataram sobre a importância do ensino de direitos humanos na escola. Foi feita a leitura e socialização do Plano Nacional em Diretos Humanos e explicado cada item. Durante a discussão, as mães puderam refletir sobre os direitos que são negados às pessoas, por meio do governo, da sociedade ou mesmo pela própria família. 
A educação é um importante meio para conhecer os direitos e exigir que eles sejam assegurados a todas as pessoas, sem nenhuma forma de discriminação.






quarta-feira, 27 de abril de 2016

COMEMORAÇÃO DO DIA DO LIVRO INFANTIL

A escola NM-6 promoveu diversas apresentações alusivas ao dia do Livro Infantil, celebrado no dia 18 de abril. Entre as atividades, recital de poesias, jogral e narração de estórias.

 



 

DEBATE COM O GRÊMIO - ESCOLA DOM ANTÔNIO CAMPELO

Os candidatos das duas chapas que concorrem ao grêmio estudantil da Escola Dom Antônio Campelo realizaram um debate como preparação para a eleição que vai acontecer no dia 29 de abril. Momento rico para a comunidade escolar conhecer as propostas de atuação aos estudantes e professores.


CAPACITAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO - CEJA JOÃO BARRACÃO

A CEJA João Barracão, em parceria com o Curso Grau Técnico, ofereceu uma palestra aos estudantes com o tema: "A vaga é sua", ensinando aos alunos como elaborar um bom currículo, a postura na empresa e o comportamento em entrevistas de emprego.



 

ESCOLA PAES BARRETO PRESTIGIA PROJETO VALE DANÇAR

Os estudantes da Escola Paes Barreto prestigiaram uma apresentação do Aldeia Vale Dançar, projeto realizado pelo SESC Petrolina. Ensino e valorização da arte através da dança!!!



FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA

A GRE-Petrolina realizou mais uma formação para professores de matemática, desta vez na Escola Moysés Barbosa, com o tema: "Geometria dos triângulos - teoria e prática". Momento rico de partilha de saberes.


FORMAÇÃO COM EDUCADORES DE APOIO

A GRE-Petrolina, por meio da equipe da Unidade de Desenvolvimento de Ensino, realizou mais uma formação com educadores de apoio de várias escolas da rede estadual aqui em Petrolina.





segunda-feira, 25 de abril de 2016

ESCOLA MOYSÉS BARBOSA VIVENCIA PROJETO SOBRE A CULTURA INDÍGENA

O evento teve como objetivo valorizar a cultura indígena enfatizando sua importância para a sociedade brasileira, disseminando o respeito às diferenças e a ética nas relações.

Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa!!!