terça-feira, 24 de abril de 2012

V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A GRE- Petrolina, através da UDE, comprometida com uma Educação Ambiental que acontece de forma transversal e transdisciplinar realizou no dia 10 de abril de 2012 o V Seminário de Educação Ambiental, ressaltando a necessidade de estimular continuamente e processualmente o desenvolvimento de uma consciência ambiental e de uma convivência ética que impulsiona a construção de uma sociedade ambientalmente e eticamente justa, humana e igualitária. Cerca de 149 Professores das diversas áreas do conhecimento, Educadores de Apoio e Estudantes, foram bem acolhidos pela equipe de gestora e de docentes/discentes da Escola Estadual Dr. Diego Rego C2 – palco de belíssimas apresentações culturais também das Escolas Nossa Senhora Aparecida no NM4 e Escola Wilma Wzelly - NM 5. O seminário contou com a presença do Analista Ambiental do PISF – Projeto de Integração do Rio São Francisco: Marcelo Aponte que desenvolveu significativas Oficinas Pedagógicas sobre formação de COM-VIDAS (Comissão pela Qualidade de Vida). O ápice do evento foi o Abraço pela Vida que aconteceu na abertura do seminário. Os participantes deram um grande abraço em árvore que existe desde a origem da escola e que já definhava pela falta de água e cuidados. Após trabalho de consciência ambiental na escola a árvore renasceu, reviveu, ressurgiu e devolve todo carinho recebido com beleza e uma maravilhosa sombra. Pelicioni e Philippi Jr. (2005), salientam que “Não existe Educação Ambiental se ela não se efetivar na prática, na vida, a partir das necessidades sentidas”. Essa mudança de atitude não se processa de maneira imediata e sem intenso trabalho de informação, formação, conhecimento e participação. É consenso que a educação ambiental é uma das medidas fundamentais e, possivelmente, a mais importante forma de tentar reverter esta situação a longo prazo.
Confira as fotos: 





sexta-feira, 20 de abril de 2012

Workshop Gestão Escolar

Acontecerá no próximo dia 23 de abril, das 8h30min às 17h, no Instituto Federal em Salgueiro com a presença dos Gestores da Regional Petrolina e Representantes do Comitê Regional o Workshop Gestão Escolar.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

18 de abril Dia Nacional do Livro Infantil

"Um país se faz com homens e livros." (Monteiro Lobato)

Parabéns aos nossos estudantes pela aprovação no Programa Ganhe o Mundo

A GRE - Petrolina parabeniza os jovens estudantes pela conquista.

Nesta terça-feira (17), o secretário de Educação, Anderson Gomes, divulgou a lista dos estudantes que irão viajar para os Estados Unidos e o Canadá, em agosto e setembro deste ano.
Eles foram avaliados com base nas notas de um curso de inglês oferecido pela secretaria. Os jovens terão as despesas pagas pelo governo e ficarão em casa de família. Fora isso, ainda vão receber bolsa de U$ 300.
A viagem durará um semestre letivo e, nesse período, os jovens serão monitorados por uma equipe itinerante de apoio da SE, montada para dar maior suporte para os alunos que estarão em outro país, mas também garantir o contato constante com suas famílias no Brasil. Além disso, esse grupo também será responsável pelo bom andamento de vários âmbitos da vida do jovem no exterior, como saúde, sociabilidade, educação, alimentação, transporte e moradia.
Intercâmbio – Para concorrer a uma das bolsas no exterior, os jovens participantes das turmas do programa Ganhe o Mundo se inscreveram e passaram por seleções orais e escritas, além de entrevistas. Nesta primeira edição, cerca de 15 mil estudantes fizeram parte do intensivo, dentre os quais 3.803 passaram pela seleção que aprovou 700 jovens para viajar para o Canadá e os Estados Unidos.
Em nossa região os estudantes aprovados foram:
ESCOLA DR PACÍFICO RODRIGUES DA LUZ
FERNANDA APARECIDA RIBEIRO DE OLIVEIRA
JOAB AGRICIO MARINHO DA SILVA
ESCOLA JACOB ANTÔNIO DE OLIVEIRA
JOSENILSON DOS SANTOS SILVA
JULIANA PEREIRA DA SILVA
HEVILA LARIZA TOMAZ ALVES SILVA
EZEQUIEL VIEIRA CAVALCANTE
ESC. DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO CLEMENTINO COELHO
CARLOS HENRIQUE DE ALMEIDA CIPRIANO
MARIA CAROLINA DA SILVA CUNHA
MAYKIN DA SILVA AMORIM
KAMILLA RODRIGUES SARMENTO
BRUNA MANUELLA SOUZA SILVA
THAYS DE NEGREIROS SILVA
ESC. DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DOM HELDER CÂMARA
ISNAELIA GONCALVES LEITE
ANDRE TASSIO DE JESUS BRAZ
SAMUEL DE ARAUJO NUNES
ESC. DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JOSÉ CALDAS CAVALCANTI
ERICKS PIRES DO CARMO
MAURIVANIO COSTA BARROS
DANIELE ANDRADE SOARES DE LIMA
JOSINEIA MENDES DA SILVA
JOSINEIA MENDES DA SILVA
RENATA TORRES CAVALCANTE BARROS
LUCAS VINICIUS GONÇALVES AMANDO TORRES
ESC. DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO OTACÍLIO NUNES DE SOUZA
LUCAS AMARIZ GOMES
GENIVALDO BELARMINO DA SILVA JUNIOR
LUCAS CARVALHO SILVA
IANKA FERNANDA DA SILVA SOARES
ESC. DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PROFª IRENE MARIA RAMOS COELHO
MATEUS DE SOUSA RODRIGUES
JORGE HENRIQUE COELHO GOMES
ESC. DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PROFª OSA SANTANA DE CARVALHO
RAFAEL DO NASCIMENTO BRITO
RAFAELA TATIANE OLIVEIRA DE REZENDE
RAMONA RAMIRES MARTINS BRITO DO NASCIMENTO
RODRIGO DE BRITO FRANCO
PEDRO HENRIQUE SOUZA RAMOS
ESC. DE REFERÊNCIA EM ENSINO MEDIO SENADOR NILO COELHO
GABRIEL COELHO DE BRITO
JAILMA MARIA MACEDO GRANJA
MARCOS MURILLO DE MACEDO SOUSA  
Essa conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro brilhante. Parabéns e muito sucesso!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Projeto 3D na Educação

Com olhares atentos, os professores de química, biologia e geografia, das regionais de Petrolina e Salgueiro, reunidos na Escola Gercino Coelho - Petrolina, demonstravam encantamento com as imagens em três dimensões apresentadas. Era a capacitação do Projeto 3D na Educação, e os docentes estavam ávidos para aprender a tecnologia e poder repassá-las aos seus estudantes.
A manhã deste sábado (31) foi regada com muita informação e desmistificação para muitos professores que acreditavam ser a tecnologia algo difícil de utilizar em sala de aula. Ao término, esses profissionais estavam motivados, pois passaram a enxergar o recurso como mais uma forma de aumentar o aprendizado do alunado da Rede Estadual de Ensino.
O Projeto 3D na Educação será aplicado, inicialmente, nas 300 escolas que estão ligadas ao Pacto pela Educação. Até o final de março, cerca de 1000 professores vão receber, da empresa paulista P3D, a tecnologia que transforma os objetos de aprendizagem já utilizados em sala de aula, como a tabela periódica ou o mapa mundi em imagens em 3D, com dimensões e aplicações mais reais.
Além da sensação de imersão, o P3D é uma tecnologia de fácil utilização, que necessita apenas de um computador com mouse e um projetor. Obedece apenas a quatro comandos para realizar as mais diferentes ações, como por exemplo, aproximar o objeto ou mudá-los de ângulos. Ainda há a possibilidade de marcar e escrever nas próprias imagens do programa. E como não é linear, o docente segue o caminho que desejar e da maneira como a turma interagir, podendo ao final da aula, salvar o que foi trabalhado como um filme.





Pernambuco é pioneiro na adoção de Robótica Educacional em larga escala no Ensino Médio

Pernambuco é o primeiro Estado do Brasil a adotar robótica educacional em larga escala nas escolas de Ensino Médio. A metodologia do programa estimula o trabalho em equipe, o desenvolvimento da criatividade e principalmente a resolução de problemas.
Os professores de física e matemática da Rede Estadual de Ensino, nos dias 30 e 31 de março, no laboratório de informática da Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes - Petrolina, se encantaram com a nova metodologia da Lego Zoom.
Durante os dois dias de capacitação, os professores participaram de oficinas, na quais foram apresentados ao material pedagógico que vão trabalhar com os estudantes nas escolas.

A capacitação foi voltada para professores de Escolas integrais, semi-integrais e regulares que oferecem o programa Ensino Médio Inovador nas regionais de Petrolina e Salgueiro. O objetivo é que, ainda neste semestre, os professores comecem a trabalhar com a metodologia e o equipamento de Robótica Educacional.
Cada escola receberá 12 kits - cada um contendo um bloco programável, motores, sensores e peças para a construção de protótipo.

A partir de abril, depois das formações, os técnicos da Lego vão visitar todas as escolas para uma “ambientação”, que corresponde à checagem de espaço escolar, materiais didáticos e preparação para o recebimento dos kits.