quarta-feira, 30 de setembro de 2015

“A Família e o Brincar: Aliados para o Desenvolvimento Infantil” foi tema de aulão em Orocó

O Programa Mãe Coruja Pernambucana, através dos Círculos de Educação e Cultura e Canto Mãe Coruja de Orocó, realizou no dia 25/09/2015 uma palestra dando início ao módulo III com o tema: “A Família e o Brincar: Aliados para o desenvolvimento infantil”. O evento aconteceu no salão paroquial com a palestrante Sarha Vasques psicóloga do CRAS que ministrou uma palestra interativa sobre o tema proposto.
O objetivo da socialização do tema foi de resgatar entre o público participante a importância das brincadeiras infantis no crescimento e desenvolvimento da criança como também a interação da família como forma do cuidado e da criação de vínculos, bem como o resgate da cultura entre as gerações passadas e as presentes. Durante o evento foram realizadas algumas brincadeiras como: A dança das cadeiras, cabra cega, entre outras, onde mães e filhos participaram juntos, houve depoimentos das mães onde as mesmas relembraram sua infância citando as brincadeiras de sua preferência.
 A palestrante enfatizou ainda sobre o brincar como direito da criança, mas também a importância dos limites a serem impostos como forma de garantir uma formação saudável de comportamentos futuros.
     Foi um momento de grande interação entre as participantes e palestrante, onde as mães tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e vivências como mães e alunas do Programa Mãe Coruja.
 Responsáveis: Coordenação e professoras dos CEC e técnicas do Canto Mãe Coruja.




Escola Eduardo Coelho - II Gincana de Leitura


Aconteceu na Escola Eduardo Coelho, nos dias 28 e 29 de setembro de 2015 a II Gincana de Leitura, estimulando a competência leitora dos estudantes com Homenagens aos renomados escritores brasileiros: Patativa do Assaré, Cecília Meireles e Maurício Sousa.









Escola Eneide Coelho Paixão Cavalcanti - Encontro Família na Escola

Encontro Família na Escola com participação do 5º BPM, equipe da GRE, Presidente da Associação de Moradores, Secretaria de Segurança, Governo Presente e Pais para deliberarem sobre questões de segurança e iluminação da escola.







Escola Jesuíno Antonio D'Ávila - Projeto Protetores do Meio Ambiente

Projeto Protetores do Meio Ambiente - Construindo um mundo melhor. Projeto inscrito pela professora Socorro Barros no Prêmio Professores do Brasil.








Projeto Aposentadoria Ativa


Nesta terça, dia 29/09/2015, aconteceu o 6º Momento do Projeto Aposentadoria Ativa, na GRE-Petrolina, com servidores aposentados. Momento rico de interação, troca de experiências e reencontro!!





terça-feira, 29 de setembro de 2015

56º Jogos Escolares de Pernambuco




A Fase Regional dos 56º Jogos Escolares de Pernambuco, pré-requisito para a fase Estadual, aconteceu nos dia 16 a 19 de setembro de 2015, na cidade de Petrolina sob o monitoramento da Gerência Regional de Educação e tendo como executor o Centro Interestadual de Educação Física e Desporto – CEF, também conhecido como Centro Regional de Esportes e Lazer.

Citius,Altius,Fortius. Esta expressão em latim encoraja o atleta a dar seu melhor durante a competição olímpica: Mais rápido, mais alto, mais forte é o que significa literalmente. Junto com o Credo Olímpico (O mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta; o essencial não é ter ganho, mas ter lutado bem), esta frase sintetiza uma filosofia de vida na qual acreditava o Barão Pierre de Coubertin.(http://www.esporteessencial.com.br/memoria-olímpica/icones-dos-jogos/lema-olimpico-2) Salve, nossos atletas do SERTÃO!

Modalidades Coletiva Infantil da Rede Pública.
Campeões que participarão da Fase Estadual em Garanhuns:
Futsal Feminino: Escola Erem Profº Osa Santana de Carvalho
Futsal Masculino: Escola Estadual Ministro Marcos Freire
Voleibol Feminino – Escola Erem Clementino Coelho
Voleibol Masculino – Escola Erem Clementino Coelho
Handebol Masculino-Escola de Aplicação Vande de souza
Handebol Feminino- Escola de Aplicação Vande de souza
Basquete Masculino- Escola Erem Otacílio Nunes de Souza
Basquete Feminino-Escola Erem Otacílio Nunes de Souza

Modalidades Coletiva Infantil Escolas Particulares
Futsal Masculino: Sorriso Colégio e curso
Voleibol Feminino – Colégio Diocesano dom Bosco
Voleibol Masculino – Colégio Diocesano dom Bosco
Handebol Masculino- Colégio Diocesano dom Bosco
Handebol Feminino- Colégio Diocesano dom Bosco







Inscrições para Concurso de Redação e Desenho da Embrapa Semiárido terminam nesta quarta



A Embrapa Semiárido em Petrolina prossegue com inscrições para o 3º Concurso de Redações e Desenhos, cujo tema é “Ciência que transforma o Semiárido”. O foco do concurso – realizado meio do Programa ‘Embrapa & Escola’ – são alunos do ensino fundamental das escolas públicas e privadas. 

As instituições de ensino e escolas interessadas em participar deverão acessar o site da Embrapa no endereço eletrônico www.cpatsa.embrapa.br/concursoredaçõesedesenhos até esta quarta-feira (30), onde encontrarão o material de divulgação, o regulamento do concurso e a Ficha de Inscrição da Escola. 

O concurso, segundo a Embrapa Semiárido, tem como objetivo central despertar nos estudantes e professores de Ensino Fundamental o interesse pelos temas relacionados à Ciência e Tecnologia na pesquisa agropecuária brasileira, por intermédio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos no âmbito educacional. 

Premiação 

Além de prêmios, serão diplomados os estudantes vencedores e suas respectivas escolas, durante a feira SemiáridoShow 2015 em data, local e horário ainda a serem posteriormente divulgados. Outras informações pelo telefone (87) 3866-3600 ou e-mail licia.marinho@embrapa.br. (foto/divulgação) 

Fonte: http://carlosbritto.ne10.uol.com.br/

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Programa Mãe Coruja, através dos Círculos de Educação e Cultura e parceiros, promove Aulão com o tema A família e o brincar: aliados para o desenvolvimento infantil, no município de Santa Maria da Boa Vista


Estimular os filhos a brincar é fundamental para o seu desenvolvimento. Isso porque além de um momento de recreação, a criança também aprende habilidades essenciais para o crescimento. 

Desde o nascimento a criança se relaciona com o mundo e é nessa interação que ela desenvolve capacidades motoras, cognitivas, sociais e de linguagem e o momento do brincar ajuda nesse processo. 

Foi com esta finalidade que o Circulo de Educação do Programa Mãe Coruja e a Escola Municipal Cassimiro Lucas, na Comunidade Quilombola do Inhanhum realizaram o Dia da Família na Escola abordando os temas em tela: A família e o brincar: Aliados para o desenvolvimento infantil e O papel da família na educação dos filhos. 

O módulo III será de grande importância para as famílias inseridas nos CEC. Para abertura do evento a gestora da escola deu boas vindas ao público e aos profissionais. Já a técnica do canto Mãe Coruja fez apresentação dos membros do Mãe Coruja, assim como exibiu um vídeo apresentando a dinâmica do Programa Mãe Coruja Pernambucana. Expressou sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, onde os pais devem participar desse brincar, resgatando assim a origem dos brinquedos e brincadeiras tradicionais infantis como expressão da história e da cultura, pode nos mostrar estilos de vida, maneira de pensar, sentir, falar e, sobretudo, de brincar e interagir. 

Na ocasião um pai coruja apresentou uma das brincadeiras mais marcantes de sua infância: O Casamento Francês. Explicou como brincar, onde foi motivo de riso e algazarra. 

Em seguida, a psicóloga do CRAS abordou O papel da família na educação dos filhos, mostrando que a partir do brincar é possível aplicar disciplina, regras indispensáveis ao desenvolvimento saudável da criança. Para concluir o evento o PM da Polícia Militar da Patrulha Mirim aplicou dinâmica de interação com os participantes e abordou questões sobre violência na escola e na família. Finalizou sua fala exibindo mensagem para sensibilizar e alertar as famílias no cuidado as crianças. 

Finalizou-se o encontro na certeza de que o brincar e a brincadeira desenvolvem a linguagem e o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar da construção de um mundo melhor.





Projeto Intensivo é na Rede Estadual







Esc. Profª Adelina Almeida - 122 estudantes 
Esc. Pe. Maurilo Sampaio - 80 estudantes 
Esc. Senador Paulo Guerra - 65 estudantes 
Esc. Antonio de Amorim - 26 estudantes 
Esc. Poeta Carlos Drumond de Andrade - 21 estudantes

Cabrobó – Círculos de Educação e Cultura realizam terceiro aulão com o tema: A família e o brincar: aliados para o desenvolvimento infantil!

Aconteceu no dia 22 de setembro o terceiro aulão do programa Mãe Coruja, iniciando o módulo família. O evento trouxe como tema: A família e o brincar: aliados para o desenvolvimento infantil. Nesta temática, as mães foram recebidas com votos de boas vindas, sob o som da música “brincadeira de criança”, do grupo Molejo; num espaço físico aconchegante, decorado especialmente para esta data. Foi apresentada ao público a jornada pedagógica, com exposição dialogada de slides; realização da dinâmica: o que a minha família representa para mim; canto coletivo da oração pela família; leitura deleite sobre o toque e a presença dos pais e a realização de uma palestra com a professora Simoneide Ferreira, falando sobre a família e o brincar. A palestrante elencou os valores familiares que precisam ser cultivados para que pais e filhos fortaleçam os vínculos de amor, parceria e amizade ao longo da vida. Ela, também, expôs pensamentos e informações fundamentadas na psicologia infantil sobre os benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, tanto físico quanto emocional. A professora convidada proporcionou um momento de conversa, informações e troca de saberes pertinentes aos cuidados e promoção do desenvolvimento da criança e da família, que cresce juntamente com a criança quando desenvolve atitudes ricas e saudáveis. Ao final foi servido o lanche e entregue as lembranças em agradecimento a participação de todos e todas no evento organizado para mães, crianças e familiares. A Mãe Coruja, Maria José, trouxe o seu pai, um senhor de 70 anos, quando perguntado sobre o que sua família representa, ele afirmou: “A minha família representa o amor, ela é tudo o que tenho depois de uma vida cansada e cheia de trabalho, sempre brinco com meus netos, eles me dão muitas alegrias”. Esta fala representa a essência do Programa Mãe Coruja: Cuidar da mãe, da criança e da família, fortalecendo os vínculos de amor e proteção!