quarta-feira, 29 de maio de 2019

PROJETO TERÇA OLÍMPICA NA ESCOLA SENADOR PAULO GUERRA

Estudantes do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Senador Paulo Guerra participaram, juntamente com os estudantes municipais, da TERÇA OLÍMPICA. Vivenciando atividades referentes a Olimpíada de Língua Portuguesa, 6° edição, 2019. 
Sob orientação da professora de Língua Portuguesa Elineide Alves, os discentes estão produzindo o gênero documentário. E a terça-feira foi escolhido como o dia "D", para socializar os trabalhos realizados sobre a Olimpíada, em parceria com os alunos municipais que estão produzindo os gêneros: poema, memórias literárias e crônica. 
A TERÇA OLÍMPICA foi repleta de conhecimento, criatividade e dinamismo. "Do lugar de cada um nasce a história de todos nós".





terça-feira, 28 de maio de 2019

Jogos Paralímpicos de Pernambuco

Com imensa alegria, anunciamos que no dia  23/05/2019 aconteceu, no SESI,  a etapa regional dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco. Os 295 atletas, de nove instituições, competiram em seis modalidades: atletismo, futebol de 7, futebol de 5, tênis de mesa, natação e judô como modalidade de apresentação.

Os melhores colocados na fase regional se classificam para a fase estadual que será realizada em Recife entre os dias 06 e 09 de julho. 

# GRE presente no evento.




quarta-feira, 22 de maio de 2019

Professora da Escola Poeta Carlos Drummond de Andrade é destaque em projeto da Fundação Cultural do Estado da Bahia

#GrafiasEletrônicas - Questões de gêneros marcam presença na segunda edição do projeto fruto da parceria entre Funceb e Irdeb

Cores de roupas e comportamentos pré-estabelecidos para meninos e meninas, cada vez mais têm gerado discussões que repensam a diversidade de masculinidades e feminilidades possíveis. Estrategicamente, a poesia tem sido um instrumento útil para sensibilizar o olhar para estas inquietações. Com respeito às identidades, a parceria do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e Fundação Cultural do Estado da Bahia, traz na segunda edição do Grafias Eletrônicas autores preocupados com os aspectos dos gêneros. 
Erika Ribeiro é professora da Escola Poeta Carlos Drummond de Andrade em Petrolina e realizou projetos como “[DI]Versos” e a “Cia Árvores que dá versos”, que buscava o respeito à diversidade e identidades plurais. Além disso, é coordenadora do Coletivo “Vozes-Mulheres: além das margens” e pesquisadora da Poética de mulheres do Vale do São Francisco. “Minha existência está alicerçada na defesa da palavra e dos corpos livres, no ser em cada letra posta, de cada verso dito e sentido. Eu sou porque a escrita é em mim”, ressalta. 
A professora reside em Juazeiro e conta que a cidade ainda carece de ações que legitimem a cena literária, no entanto, ela acredita que o Grafias é um importante instrumento nesta perspectiva. “É um espaço de fomento e valorização da produção literária da Bahia, principalmente por reunir produções dos vários territórios baianos, em diversos estilos”, afirma. Erika ainda pensa na poesia como uma estratégia para sensibilizar. “A poesia se faz, principalmente, nesse toque da sensibilidade do outro”, diz. 
Com a escrita voltada para a feminilidade, Inadequo-me confronta a imposição de padrões de comportamento às mulheres por meio da linguagem poética. “Não só nesse poema, mas em toda a minha produção, a minha pretensão é instigar, provocar o sentir do leitor, aguçar a sensibilidade para questões existenciais e sociais importantes, a exemplo do respeito às mulheres”, revela.

(Fonte: Fundação Cultural do Estado da Bahia)




Projeto: Leitura com a Família - Esc. Senador Paulo Guerra

Os estudantes do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Senador Paulo Guerra estão vivenciado o projeto de leitura com a família. Sob a supervisão da professora de português Elineide Alves, cada aluno pegou um livro emprestado para levar para casa e ler com a família. No dia marcado o estudante apresenta seu livro com ajuda de um familiar. O projeto tem marcado uma nova fase na vida dos estudantes: o encanto de ler por prazer e não por obrigação. São muitos depoimentos positivos a cerca da leitura realizada em família. A estudante Flávia ressaltou: "Foi muito importante dividir a leitura com minha mãe e trazê-la para a escola!" O estudante Adalvenon esclareceu: "Eu li o meu livro no campo de futebol enquanto esperava a minha vez para jogar, em casa socializei com minha família". Muitos estudantes tiveram o desejo de ler outros livros a partir das socializações. Firmamos o compromisso de trocarmos os livros ao fim do projeto. Desta vez sem a obrigação de apresentação. "Quem ama ler tem nas mãos a chave do mundo" Rubem Alves.



terça-feira, 21 de maio de 2019

GAMPE PRESENTE

Está acontecendo, no auditório da GRE-Petrolina,  a GAMPE PRESENTE, cujo objetivo é  apresentar e discutir  temáticas correlacionadas com as avaliações da aprendizagem no sentido de contribuir e fortalecer as ações pedagógicas para o ano letivo 2019.

A palestra está sendo ministrada pela Profª Francisca e é destinada aos Gestores, Educadores de Apoio, Secretários, Diretor de Ensino e GRE.




segunda-feira, 20 de maio de 2019

Formação com Secretários Escolares

A Gerência Regional Sertão Medio São Francisco por meio da  Coordenação Geral de Planejamento e Articulação/CNSE está realizando formação: Dialogando com os secretários escolares estaduais e equipes de Normatização Municipais sobre Relações Institucionais,  Direito do Estudante e apresentação da Cartilha Pedagogizando as Leis Educacionais.

Cronograma:
13/05 - Cabrobó, Orocó e Santa Maria da Boa Vista;
20/05 - Afrânio e Dormentes
03 e 07/06 - Petrolina e Lagoa Grande.







sexta-feira, 10 de maio de 2019

GRE HOMENAGEIA AS MAMÃES COM CAFÉ DA MANHÃ

Um delicioso café da manhã marcou a comemoração do Dia das Mães na GRE-Petrolina. Com o tema "Flor Mamãe, Amor Perfeito", uma programação especial foi montada, com recital de poesias, canto, depoimentos, dança, desfile, brincadeiras, sorteio de brindes e cada mamãe recebeu uma lembrancinha.
Foi uma maneira singela, mas muito carinhosa para celebrar a importância dessas educadoras mamães, mulheres tão especiais!!!














ENGENHEIRA DA GRE-PETROLINA É HOMENAGEADA PELO CPM

No último dia 08, o Anexo I do Colégio da Polícia Militar em Petrolina celebrou 8 anos de funcionamento aqui na cidade. E para celebrar a data, foi realizada uma solenidade no auditório do Complexo Multieventos da UNIVASF em Juazeiro, com a presença de várias autoridades e convidados.
Alunos e professores destaques receberam medalha e os parceiros do CPM foram homenageados com entrega de certificados. A engenheira Patrícia Turri, representando toda a da GRE-Petrolina, foi uma dessas pessoas homenageadas, pelos serviços prestados àquela instituição de ensino.
A solenidade contou ainda com a presença da Gerente Regional, Profª. Anete Ferraz e coordenadores gerais da GRE.












segunda-feira, 6 de maio de 2019

Formação de Professores de Ciências da Natureza

No dia 30 de abril de 2019, na Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco, sob a coordenação da CGDE, aconteceu a Formação de Professores de Ciências da Natureza, com o objetivo de discutir a teoria e prática da interdisciplinaridade com os professores da educação do Ensino Médio, da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a partir da temática: Caleidoscópio: é possível uma relação interdisciplinar nas práticas pedagógicas de Física, Química e Biologia, além de Matemática e Arte?

Estiveram presentes 75 profissionais. A formação iniciou as 8h com o credenciamento e boas vindas da gestora Anete Ferraz e coordenadora Josenilda Souza que recepcionaram os participantes e destacaram a relevância da formação. Após a abertura, seguiu-se a explanação da temática proposta, com exposição dialogada e debates com os palestrantes Professor Doutorando Adolfo Henrique Nunes Melo, Professor Mestre Robson Pinheiro Junior, Professor Especialista Joaquim Ferreira da Silva e Professora Especialista Marileide Esbaltar da Silva que promoveram a discussão sobre o olho humano, luz, simetria, ângulos e pavimentação de plano, de forma interdisciplinar e os desafios/possibilidades da aprendizagem em sala de aula. Em seguida, realizou-se a oficina para a confecção do caleidoscópio com efetiva participação/contribuição/colaboração dos participantes. Momento esse, que proporcionou a troca de outras/novas sugestões, além da socialização do boletim informativo Ano II – Nº 05 – Abril/2019. Encerrando as atividades, realizou-se a avaliação, na qual foram apresentados alguns aspectos positivos como: "formação proveitosa"; "foi uma manhã maravilhosa, produtiva e construtiva, a interdisciplinaridade é um ponto forte na BNCC"; "a oficina foi muito importante para construção do conhecimento", entre outros. Também foram apresentados alguns pontos frágeis que serão sanados na medida do possível, para melhor qualidade das nossas formações.