segunda-feira, 22 de junho de 2020

PLANTÃO TIRA DÚVIDAS DE INGLÊS - EREM SENADOR PAULO GUERRA

No último dia 19, após a aula de inglês no Educa-PE, a professora de língua inglesa da EREM Senador Paulo Guerra organizou o plantão tira dúvidas com os estudantes, por meio de aplicativo e também por chamada de vídeo, para atender os alunos com internet instável. 
Foi um momento importante de conhecimento, esclarecimento, além de manter o vínculo com os discentes, que mesmo em casa, mantêm o foco nos estudos.





 


sexta-feira, 19 de junho de 2020

ARRAIÁ DOS DESCRITORES - EREM SENADOR PAULO GUERRA

A aula virtual de português, dessa terça-feira, foi em ritmo junino. Os estudantes da EREM Senador Paulo Guerra das turmas de 2° e 3° ano participaram do "Arraiá dos Descritores ", organizado pela professora Elineide Alves. 
Com o objetivo de revisar os descritores de português de forma lúdica e interativa, algumas brincadeiras foram realizadas para reafirmar a aprendizagem, como o "Correio Elegante" e o jogo "Você tira o chapéu?", ambas as brincadeiras relacionadas aos descritores do tópico IV, coerência e coesão no processamento do texto. 
Essa aula contou também com a participação de Lorenna Sampaio, assistente de gestão, que deixou uma mensagem de otimismo aos estudantes e contribuiu com esclarecimentos a respeito dos descritores, uma que que ela também é professora de português. Os estudantes deixaram muitas mensagens positivas acerca da participação no evento. 
Em tempo de isolamento, estamos em casa, mas com foco na aprendizagem!

Texto: Elineide Alves





 

terça-feira, 16 de junho de 2020

Bate-papo com a professora Elineide Alves - EREM Senadora Paulo Guerra

A EREM Senador Paulo Guerra está realizando atividades não presenciais com seus estudantes durante o período de pandemia que estamos vivendo. A Professora Elineide Alves promoveu um bate-papo virtual, utilizando ferramentas tecnológicas, que visam diminuir a lacuna desse período de isolamento social.








Projeto Caminhos para a escrita - Esc. Malaquias Mendes

A Escola Malaquias Mendes da Silva localizada no município de Petrolina, sede Atalho e extensões em Caititu e Rajada não param.
Seguindo as orientações da SEE e da GRE Sertão do Médio São Francisco, em tempos de distanciamento social, devido à Pandemia do Novo Coronavírus, continua firme e forte com seu trabalho remoto. O incentivo aos estudantes é constante e a interação com os professores e a equipe escolar tem sido de extrema relevância nesse momento. Os estudantes participam não apenas das aulas virtuais do Educa-PE e da Escola, como também gravam vídeos falando sobre a importância das aulas ofertadas, buscando incentivar e motivar os demais estudantes.  
Um belo exemplo é a estudante Ruthy Mery Souza Santos, aluna do 3º Ano na sede da escola em Atalho que produziu um lindo cordel de agradecimento aos professores e a toda equipe escolar. Além disso, há produções das demais unidades (Rajada e Caititu), em que o protagonismo estudantil tem sido apresentado por meio de produções poéticas, explanações sobre os diversos conteúdos apresentados como pode ser visto na produção da aluna Andréia Coelho do 2º Ano (Rajada), em que ela destaca os pontos principais da prosa romântica. Visando reafirmar esse protagonismo, a escola por meio de um trabalho conjunto com as professoras de Língua Portuguesa (Benedita Edilene, Isabel Cristina, Maria Cristina e Maria Elza) estão realizando o projeto Caminhos para a escrita, reforçando o trabalho com os gêneros textuais e incentivando a escrita de cordéis, crônicas e dissertações. Esse projeto será vivenciado durante os meses de junho e julho, e premiará as produções realizadas. A escola vem buscando encontrar estratégias que favoreçam a aprendizagem e a participação dos alunos nesse momento atípico, mas que tem possibilitado um ensino híbrido e inovador.
Texto: Layara Karuenny Oliveira Silva Lima - Educadora de Apoio












segunda-feira, 15 de junho de 2020

O Plantão tira dúvidas EREM SPG continua

O Plantão tira dúvidas de hoje foi com a turma do 2° ano.  Com o tema Concordância Verbal.  Foi um momento de reafirmar o conteúdo apresentado na plataforma Educa- PE e acrescentar novas regras. Dessa vez, contamos com ajuda de um quadro para exemplificar o assunto. Essa interação com os estudantes é sempre muito importante. Seguimos em casa e focado nos estudos!

Texto: professora Elineide Alves.













quarta-feira, 10 de junho de 2020

Sorveteria da Leitura - EREM Senador Paulo Guerra

A aula de português do 2° ano da EREM Senador Paulo Guerra, hoje, teve cor e sabor. De forma virtual a professora organizou a Sorveteria da Leitura, momento para socializar leituras variadas  alinhando aos descritores de leitura.  Cada estudante, também, foi convidado a preparar o seu sorvete, para uma degustação ao tempo que participava de uma boa leitura. Parafraseando a professora Anete Ferraz, a  aula de hoje abriu o apetite de ler!
Texto: Professora Elineide Alves.




















domingo, 7 de junho de 2020

ESCOLA DE PETROLINA/PE DESENVOLVE TERTÚLIA VIRTUAL LITERÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

A Tertúlia Literária é uma Atuação Educativa de Êxito, maravilhosa! Precisa ser vivenciada e disseminada ! Agora, virtualmente em tempo de distanciamento social, transforma-se em um momento fantástico, onde nossos Estudantes e Professores podem externar sentimentos e compartilhar saberes! Parabéns a Escola Humberto Soares! Parabéns aos Professores que vêm incentivando essa prática no chão da casa dos nossos Estudantes!


Plantão Tira Dúvidas - EREM Senador Paulo Guerra

Seguindo as orientações da coordenação pedagógica da Escola EREM Senador Paulo Guerra e com o objetivo de atender os estudantes do 3° ano, a professora de português,  Elineide Alves,  organizou, virtualmente,  o "Plantão tira dúvidas" após a aula de português no Educa- PE,  nessa quinta-feira, 04/06. Esse momento foi muito importante para os estudantes interagirem e conversarem sobre a redação do ENEM. "Foi um bate papo descontraído e agradável, uma verdadeira troca de saberes",  aponta a professora. Os estudantes pediram por mais momentos assim... Com certeza teremos. Seguimos ressignificando a prática em tempos de isolamento!