A Escola Malaquias Mendes da Silva localizada no município de Petrolina, sede Atalho e extensões em Caititu e Rajada não param.
Seguindo as orientações da SEE e da GRE Sertão do Médio São Francisco, em tempos de distanciamento social, devido à Pandemia do Novo Coronavírus, continua firme e forte com seu trabalho remoto. O incentivo aos estudantes é constante e a interação com os professores e a equipe escolar tem sido de extrema relevância nesse momento. Os estudantes participam não apenas das aulas virtuais do Educa-PE e da Escola, como também gravam vídeos falando sobre a importância das aulas ofertadas, buscando incentivar e motivar os demais estudantes.
Um belo exemplo é a estudante Ruthy Mery Souza Santos, aluna do 3º Ano na sede da escola em Atalho que produziu um lindo cordel de agradecimento aos professores e a toda equipe escolar. Além disso, há produções das demais unidades (Rajada e Caititu), em que o protagonismo estudantil tem sido apresentado por meio de produções poéticas, explanações sobre os diversos conteúdos apresentados como pode ser visto na produção da aluna Andréia Coelho do 2º Ano (Rajada), em que ela destaca os pontos principais da prosa romântica. Visando reafirmar esse protagonismo, a escola por meio de um trabalho conjunto com as professoras de Língua Portuguesa (Benedita Edilene, Isabel Cristina, Maria Cristina e Maria Elza) estão realizando o projeto Caminhos para a escrita, reforçando o trabalho com os gêneros textuais e incentivando a escrita de cordéis, crônicas e dissertações. Esse projeto será vivenciado durante os meses de junho e julho, e premiará as produções realizadas. A escola vem buscando encontrar estratégias que favoreçam a aprendizagem e a participação dos alunos nesse momento atípico, mas que tem possibilitado um ensino híbrido e inovador.
Texto: Layara Karuenny Oliveira Silva Lima - Educadora de Apoio