quinta-feira, 26 de julho de 2012

Curso de Aperfeiçoamento do Progepe e Protepe inicia neste sábado (28)


Iniciam neste sábado (28) as aulas do curso de aperfeiçoamento do Programa de Formação Continuada para Gestores Escolares e Técnicos Educacionais de Pernambuco (Progepe e Protepe), idealizado pela Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva de Gestão da Rede. Os oito mil docentes e técnicos inscritos para participar da iniciativa assistirão as aulas nas 62 escolas dos 39 polos distribuídos por todo o estado.
O curso de aperfeiçoamento é uma das etapas do programa que pretende formar em gestão educacional, os servidores da Educação e aqueles docentes que também tem o interesse em participar da eleição para diretor e diretor adjunto das escolas estaduais de Pernambuco.
Composto por 12 módulos, que serão ministrados em aulas presenciais durante 12 sábados, essa etapa do Progepe também disponibilizará um ambiente virtual de aprendizagem, onde serão postados o material didático eletrônico, as atividades e fóruns. No total, o curso de aperfeiçoamento tem 180 horas, 96 na modalidade presencial e 84 trabalhadas à distância.
Os professores, selecionados pela Universidade de Pernambuco, ministrarão as aulas e disseminarão os conhecimentos de gerenciamento e administração que nortearão os cursistas no cotidiano das escolas. Após o término do curso de aperfeiçoamento, haverá uma prova de certificação. Os docentes e técnicos que obtiverem notas acima de sete e 80% de frequência no curso receberão o certificado que demonstrará que estão habilitados nas competências de gestão.
Ao ser habilitado, através da certificação, o professor poderá escolher a unidade na qual deseja concorrer ao cargo de diretor, bem como indicar também seu adjunto (este, também precisa estar certificado). A eleição ocorrerá na comunidade escolar e, durante esse período, os candidatos apresentarão sua proposta de gestão para melhoria da unidade. Os três primeiros colocados serão encaminhados para o parecer do Governador Eduardo Campos.
Em meados do mês de dezembro, será publicada a relação de diretores escolares nomeados e a posse acontecerá no início de janeiro. Entretanto, para assumir o cargo, é condição necessária a continuação do processo de qualificação profissional desses profissionais. Por isso, só tomarão posse aqueles docentes que estiverem matriculados nos cursos de especialização e mestrado em gestão escolar que a Secretaria de Educação disponibilizará para os nomeados.
Valorização – Ainda na perspectiva de valorização, o Governo do Estado disponibilizará, através de edital, 50 vagas de mestrado e especialização em Gestão Educacional para os técnicos e docentes não empossados como diretor e adjunto, mas que tenham obtido a certificação.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educalção

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