No dia 13 de novembro de 2014, o corpo docente e discente concluinte do ensino médio da Escola Marechal Antonio Alves Filho - Petrolina, participou de uma aula passeio interdisciplinar no Rio São Francisco, com o objetivo primordial de denunciar o risco iminente de "morte da vida", e conscientizar a população para revitalizar este rio da integração nacional. O evento iniciou com a apresentação da gestora Josineide Cavalcante que abordou a essência do projeto no âmbito da interdisciplinaridade e seduziu a todos os participantes a deleitar da pura poesia ofertada pelo Velho Chico. Os professores explicitaram a respeito: da poluição, assoreamento, volume d`água, mata ciliar e principalmente das aglomerações de pequenas ilhas que se formam no curso do rio, decorrente da devastação humana, nunca dantes existente no percurso entre as cidades de Petrolina e Juazeiro até a Ilha do Rodeadouro. É importante mencionar as qualidades apreciadas ao longo da aula como: a beleza exuberante do Velho Chico, a boa e pedagógica música do cantor e compositor Lula Nascimento, a semiótica presente no sentir poético do professor Clesio Morgado, os olhares atentos dos estudantes protagonistas, que culminará na elaboração de um livro digital intitulado " A EMAAF mergulhando na poesia do Velho Chico".
Neste contexto paradoxal, que impulsiona o sentimento de pertencimento, no cenário poético Manoel de Barros relata "a poesia está guardada nas palavras é tudo que eu sei". E o rio é a sublime poesia elaborada pelo arquiteto do universo, neste sentido a câmera da emissora TV Grande Rio filmou todos os detalhes deste enredo e destacou a importância do ator principal "Rio São Francisco". Dessa forma, é necessário proclamar os telespectadores e a comunidade em geral com o intuito de enfatizar a importância vital deste gigante, o qual a EMAAF enaltece com muito amor.
O Rio São Francisco é fonte de inspiração para muitos poetas No processo de ensino aprendizagem ao passear pelas águas do rio o poeta/ escritor deslumbra a rimar a sua poética, as palavras, os textos fluem como as águas que se escoam mar a dentro.
Texto Escrito por: Clesio de Oliveira Morgado
Link da reportagem exibida em 14/11/2014:
http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/grtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/grupo-de-estudante-viu-problemas-enfrentados-pelo-rio-sao-francisco-de-perto/3765705/
Nenhum comentário:
Postar um comentário