O Educador de Apoio é um profissional de extrema importância no trabalho pedagógico junto aos professores. Segundo Libâneo (2004, p. 219), a coordenação pedagógica responde pela viabilização, integração e articulação do trabalho pedagógico-didático em ligação direta com os professores, uma vez que tem como principal atribuição a assistência pedagógico-didática aos professores, para se chegar a uma situação ideal de qualidade de ensino, além de auxiliá-los a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem adequadas às necessidades educacionais dos alunos.
A coordenação do trabalho pedagógico procede, desse modo, com a articulação dos processos educativos das diferentes aulas de uma mesma turma, das diversas turmas e entre elas e as demais práticas educativas que acontecem em outros espaços escolares. Por coordenação, entendemos uma acepção ampla de “aglutinação de pessoas em torno da busca de sentido para as práticas educativas que, embora ocorrendo em vários espaços e tempos da escola, têm (devem ter) uma profunda articulação” (Vasconcellos, 2006, p. 11).
Primando por um profissional que tem entre suas atribuições coordenar com os demais segmentos da escola, o planejamento, a construção, a implementação e a avaliação do projeto político pedagógico e do regimento escolar, a GRE - Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco, CGDE – Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação promoveu a Formação Continuada para Educadores de Apoio, com a seguinte temática “O Educador de Apoio e o Currículo: identidades, processo ensino-aprendizagem e protagonismo juvenil” e participaram desse momento formativo 62 profissionais da educação.
Contribuíram com esse momento de formação, os seguintes convidados: Professor José Flávio Soares – UPE/UNEB, que discorreu sobre “O Educador de Apoio e a Formação Continuada: implicações nos saberes e práticas docentes” e enriquecendo o momento a Educadora de Apoio e Analista Educacional Edna Lucia Alves Bezerra Borges trouxe o seu relato de experiência das suas contribuições no fazer pedagógico dos professores. Em seguida, Rosangela Rodrigues de Souza - SEGIP/GRE, discutiu a temática “Protagonismo estudantil: quem é esse estudante, diferentes perfis, diferentes identidades”, seguido de um Bate-Papo Legal com os estudantes protagonistas Allan, Barbara, Caio, David, Alexandre, das escolas Osa Santana, Otacílio Nunes, Dom Malan. Clementino Coelho, Pacifico da Luz e a egressa Kandicy, que atua nos dias de hoje, fora dos muros da escola, como protagonista da vida.
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