Nessa quinta-feira, 17/10, a Escola Poeta Carlos Drumond de Andrade, no PSNC NM10, vivenciou um momento grandioso de valorização da produção de alunas e alunos, especialmente audiovisual, marcado pela exibição dos documentários produzidos durante a Olimpíada de Língua Portuguesa e de outros curtas produzidos no Vale do São Francisco.
A primeira edição do Cine10 envolveu tanto os/as alunos/as das turmas 1ºB e 1ºC, produtoras dos documentários, como turmas de 9º ano e respectivos professores que estiveram na plateia compartilhando desse momento importante de fomento às produções estudantis. Além da exibição dos seis curtas, produzidos por alunas e alunos dos 1ºs B e C, e de outros curtas produzidos no Vale do São Francisco, foi realizada a entrega de certificado e de um fanzine "As vozes e cores do lugar onde vivo" com as sinopses dos documentários, aos vencedores.
Os seis documentários foram produzidos a partir da temática "O lugar onde vivo", da Olimpíada de Língua Portuguesa, com a coordenação da professora Erika (Pók Ribeiro) e apresentaram o olhar crítico das turmas acerca de questões sociais relevantes, vivenciadas pela comunidade, como participação de mulheres no futsal, uso de agrotóxicos, contaminação da água, dengue, depressão e homofobia. Foram eles:
1. Damas da Bola – Nathália, Quileana e Jessivânia – 1ºB
2. Alimento ou Veneno? – Adrielly e Maria Fernanda – 1ºC
3. Águas da Morte – Verônica, Eronaldo e Alex – 1ºC
4. O mosquito que tira a vida – Francisca e Jéssica Carla – 1ºB
5. O silêncio que mata – Vanicleide e Viviane – 1ºC
6. Luta pela igualdade – Iara, Samuel e José Mário – 1ºC
Para a divulgação dos artigos de opinião, produzidos pelos/as alunos/as do 3ºB e respectiva premiação, acontecerá um momento artístico e literário posterior que também contará com a entrega de fanzine com os 6 melhores artigos produzidos e escolhidos na etapa escolar da OLP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário