quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CONVITE


Convido todos(as) os(as) interessados(as) na temática

"Saúde do Professor" para assistir a minha apresentação

do Trabalho de Conclusão de Curso.

Tema: Mal-Estar Docente: quando a prática compromete a saúde do professor

Autora: Albertina Marília Alves Guedes - Aluna concluinte do Curso de Psicologia da UNIVASF,

sob a orientação do professor Darlindo Ferreira de Lima e professora Elzenita Falcão de Abreu.


Data: 02/12/2009

Horário: 8:30

Local: UNIVASF – Campus Petrolina/PE – Sala de Núcleo Temático


Atenciosamente,

Albertina Marília


MAL-ESTAR DOCENTE: quando a prática compromete a saúde do professor

Albertina Marília Alves Guedes
Darlindo Ferreira de Lima
Elzenita Falcão de Abreu


RESUMO
Essa investigação consiste no Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia e objetivou compreender como se apresenta o mal-estar na prática docente de professores. Teve a participação de 05 professores de escolas publicas estaduais no município de Petrolina-PE. A metodologia utilizada esteve embasada na perspectiva qualitativa de cunho fenomenológico existencial. Discutir a temática mal-estar docente foi considerado importante uma vez que, no mundo pós-moderno, novos cenários vêm se redefinindo com o capitalismo mundial integrado e produção de novas tecnologias. Os dados analisados apontam que essas mudanças refletem na reestruturação e reforma dos sistemas educativos, promovendo o aumento da tensão na prática docente, elevando o nível de responsabilidades dos educadores, sem que tenham sido oferecidos meios adequados para o atendimento de sua clientela, resultando em sentimentos de impotência, frustração e fragilidade no exercício da profissão. Diante dessa realidade, compreendemos que a docência vem se configurando como um trabalho complexo, envolvendo inúmeras problemáticas, desde as transformações contemporâneas vivenciadas pela sociedade até questões cotidianas na sala de aula, refletindo diretamente na saúde do professor.
Palavras-chave: escola; professor; saúde; mal-estar docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário