quinta-feira, 14 de junho de 2012

Alunos do “Chapéu de Palha” discutem meio ambiente e plantam mudas de árvores em Petrolina

Os trabalhadores rurais contemplados pelo programa “Chapéu de Palha” da Fruticultura Irrigada foram da teoria à prática, na semana em que se comemorou o Dia Mundial do meio Ambiente.
Depois de discutir o tema em sala de aula, os alunos plantaram quase 700 mudas de árvores nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria. O objetivo do trabalho desenvolvido pela Gerência Regional de Educação (GRE)/ Petrolina foi a construção de uma consciência ambiental capaz de influenciar quase 4 mil jovens e adultos participantes do Programa, levando-os a se conscientizar de que são responsáveis pela qualidade de vida do planeta.
Para a coordenadora do Chapéu de Palha, professora Socorro Lacerda, a ação permitiu aos alunos experimentar conhecimentos construídos na sala de aula, incentivando-os a plantar as árvores em suas próprias comunidades.
“O acesso aos conhecimentos científicos sobre o meio ambiente, associado à prática do plantio de árvores, é o maior estímulo para que os nossos alunos compreendam a importância dos cuidados com o planeta. Sentiram que a tarefa de cuidar do verde está em suas mãos, ou melhor, em suas consciências”, frisou. A aluna Amanda do Nascimento Nunes, do bairro Dom Avelar, plantou um ipê roxo em sua própria rua. “É preciso cuidar do meio ambiente, pois nossa qualidade de vida depende do verde. Aprendi que somos responsáveis por essa qualidade. Vou cuidar bem do ipê”, destacou.
Compromisso
A professora Anete Ferraz, gestora da GRE, que também participou do plantio, afirmou que os temas discutidos nos Círculos de Cultura do Programa Chapéu de Palha visam à elevação do nível de consciência dos trabalhadores rurais. “O tema Meio Ambiente é um dos que mais se destacam, pois as pessoas passam a demonstrar, na prática, sua generosidade para com o planeta. Essa atividade marcará, para sempre, cada envolvido“, lembrou.
Fonte: Blog do Carlos Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário