segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Alunos da Erem Otacílio Nunes são premiados na Ciência Jovem


Com o propósito de divulgar projetos científicos, estimulando em professores e estudantes, a criação de ideias que possam contribuir para o avanço tecnológico, o Espaço Ciência, realizou entre os dias 30 de outubro a 1° de novembro, a 19ª edição do Ciência Jovem, no Chevrolet Hall, em Olinda. Cerca de 320 projetos, que abordavam desde robótica a educação ambiental, foram expostos por jovens de todas as regiões do país durante a feira que reuniu 339 alunos e profissionais da rede estadual de ensino. Além das exposições, também preencheram a programação apresentações artísticas, debates com professores e palestras. A educadora Anne Lejeune, da fundação La Main À La Pâte, e o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Simão Dias, ministraram as rodas de diálogo, estimulando a investigação científica e fornecendo dicas de preparação de projetos. Dividido em cinco categorias, sendo elas, Iniciação à Pesquisa, Divulgação Científica, Desenvolvimento Tecnológico, Incentivo à Pesquisa e Educação Científica, o evento, criado em 1995, é o mais antigo do ramo no Brasil, e o único a reunir todos os estados brasileiros, segundo o coordenador do Espaço Ciência, professor Antônio Carlos Pavão. “Estamos num local de troca de conhecimentos. Feira de ciências, do ponto de vista da educação científica, é uma revolução pedagógica, pois trabalha a ciência a partir de um método investigativo, criativo e prazeroso”, ressaltou Pavão, destacando a qualidade e a importância do Ciência Jovem no cenário científico. Uma premiação com os vencedores de cada categoria foi realizada ao final da feira. Aos primeiros lugares de cada uma, ficará incumbida a missão de representar o Ciência Jovem, em feiras como a Febrace, em São Paulo, Mostratec, no Rio Grande do Sul, SBPC Jovem, em Roraima, e Milset, na Colômbia. Cento e cinquenta profissionais da área avaliaram os projetos e definiram os vencedores. Duas outras pesquisas também foram contempladas através de uma votação popular que ocorreu no próprio Chevrolet. A realização do 19º Ciência Jovem teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Educação, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

VENCEDORES 
Educação Científica
1º lugar Projeto: MUSEU DE CIÊNCIAS DO EREMONS 
Escola: OTACÍLIO NUNES DE SOUZA
Prêmio: Valor em dinheiro R$1.000,00 

Iniciação à Pesquisa 1º lugar Projeto: ANIMAIS DA AMAZÔNIA 
Escola: ESCOLA PADRE PEREGRINO CARNEIRO DE LIMA - ACRE 
Prêmio: 2 tablets 

Divulgação Científica 1º lugar Projeto: A AÇÃO DO ÁLCOOL NO ORGANISMO HUMANO: UM PROJETO DA 8ª SÉRIE 
Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR JUVENAL CARDOSO ZANELLA – SANTA CATARINA 
Prêmio: Credenciamento para a Milset Brasil(COM CUSTEIO)

Incentivo à Pesquisa 1º lugar Projeto: AR QUE RESPIRAMOS 
Escola: OTACÍLIO NUNES - PERNAMBUCO 
Prêmio: Credenciamento para a “MILSET Expo-Sciences Latin America 2014 – Colômbia” (COM CUSTEIO)+ Bolsa de Iniciação Científica CNPq 

Desenvolvimento Tecnológico 1º lugar Projeto: O SEGUNDO SENTIDO 
Escola: EREM FREI ORLANDO - PERNAMBUCO 
Prêmio: Credenciamento para a “MILSET Expo-Sciences Latin America 2014 – Colômbia” (COM CUSTEIO)+ Bolsa de Iniciação Científica 

VENCEDORES POR VOTO POPULAR Projeto: SAÚDE BUCAL COMO TEMÁTICA PARA UM ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA CONTEXTUALIZADO 
Escola: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO NÓBREGA - PERNAMBUCO 
Prêmio:2 tablets Projeto: MANGUE - ECODIVERSIDADE E CULTURA 
Escola: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO NÓBREGA - PERNAMBUCO
Prêmio: 1 tablet

http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=1580#

Um comentário:

  1. Olá senhor (a) administrador (a) do portal da GRE, venho em nome de todo o corpo discente e docente da EREMONS, agradecer por a divulgação de nossas conquistas na XIX Ciência Jovem neste portal, também agradecer por todo o apoio dado pela GRE do Sertão do Médio do São Francisco, sem o apoio nada disso estaria acontecendo.
    Mas venho comunicar ao administrador (a) do portal, que nenhuma foto utilizada na noticiação das vitórias é referente a EREM Otacílio Nunes de Souza.
    Desde já agradecemos.

    ResponderExcluir