segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cabrobó - Alimentação saudável é tema de palestra no Círculo de Educação e Cultura

A nutricionista Yolanda Sampaio ministrou uma palestra para as mães que participam dos Círculos de Educação e Cultura do município de Cabrobó falando sobre alimentação saudável. Ela explicou a importância de conhecer os alimentos e suas propriedades nutricionais para oferecer a família uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Na ocasião a nutricionista falou também sobre a alimentação da gestante, da lactante, das crianças e dos idosos evidenciando os alimentos essenciais para a alimentação em cada etapa da vida. As mães participaram com muita atenção da conversa, tiraram dúvidas e acrescentaram conhecimentos prévios sobre o assunto. Elas já haviam trabalhado nos CECs a pirâmide alimentar e o almanaque da família brasileira que trata do tema. As educandas também produziram cartazes e realizaram atividades escritas no caderno sobre alimentação saudável. Este evento foi muito importante porque contribuiu para a melhoria da alimentação familiar, com esclarecimentos e dicas úteis; como afirmou Bárbara Carolina, mãe de um menino de 1 ano e cuidadora da avó idosa: "quando meu filho era bebê e só mamava ele engordou bastante, agora eu entendi, era a minha dieta rica em gordura que passava para o meu filho através do leite materno; quando eu tiver o próximo filho não vou cometer o mesmo erro. E também vou orientar a minha avó a melhorar a alimentação, ela já é bem idosa e tem alguns problemas de saúde, com informação fica tudo mais fácil."  Ao final da palestra foi servido um lanche rico em fibras (nutriente encontrado nas frutas).   

Autoria: Professora do CEC em Cabrobó – Elineide Alves dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário