segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Formação Continuada - Ciências na Escola

Se considerarmos que nossos jovens estão em constante mudança para acompanharem o ritmo do novo mundo, torna-se inquestionável a importância da formação continuada para os profissionais da educação. É no fazer pedagógico, diante dos desafios nas escolas que se evidencia o quanto é necessário que os professores estejam sempre aprendendo e adaptando-se para seguirem essa realidade. 
Sendo assim, a formação continuada visa engajar os profissionais em processos de aperfeiçoamento — como pesquisas, projetos, estudos, reflexões e críticas — para que assim possam estar sempre bem informados e atualizados acerca das novidades e tendências educacionais. O objetivo é transformá-los em facilitadores do conhecimento, mais do que meros transmissores. 
A partir da formação continuada o educador poderá enriquecer sua prática docente e seu conhecimento profissional, o que lhe confere melhores chances para gerar transformação e impactar positivamente o contexto escolar. 
A GRE - Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco e CGDE – Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação, preocupada com os desafios enfrentados em sala de aula nesse mundo contemporâneo e com o aperfeiçoamento dos professores de Ciências e Biologia, problematizou no dia 03 de setembro de 2019, a temática “O corpo humano e seus sistemas: contribuindo para a preservação da vida” à luz das competências básicas da BNCC e do Currículo de Pernambuco. 
Para o momento foi relevante as contribuições das palestrantes: Gerlene Grudka Lira – Professora Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Petrolina que atua principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem no transplante renal, doação de órgãos e recusa familiar para doação de órgãos. É graduada e especialista em Enfermagem pela UPE e Mestre em Ciências da Saúde pela UFPE e Elisa Angélica Alves Guedes – Graduada em Ciências Biológicas e Bacharel em Nutrição pela UPE/Campus Petrolina-PE, especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Montenegro e Mestre em Educação Profissional pelo PPGFPPI - UPE/Campus Petrolina-PE. 
No processo de formação, oficinas foram realizadas para a construção de sequência didática abordando a temática em discussão: sistema cardiovascular, como a alimentação contribui ou interfere no sistema cardiovascular e a doação de órgãos. Experiência bastante significativa para o momento e que contou com a participação de 39 profissionais da educação.









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