quarta-feira, 6 de novembro de 2019

FORMAÇÃO CONTINUADA – CIÊNCIAS NA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

“Bicicleta: uma relação interdisciplinar nas diversas áreas do conhecimento”

A interdisciplinaridade se apresenta no cenário educacional brasileiro com a Lei de Diretrizes e Bases Nº 9.394/96, com os Parâmetros, BNCC e consequentemente no Currículo de Pernambuco. Além da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade torna-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores e pressupõe o uso e integração de métodos e análises de um mesmo tema pelos vários componentes curriculares. Assim, é abordado sob múltiplas perspectivas, em aulas de diferentes componentes curriculares.

Destaca-se que em um tema como “bicicleta”, em língua portuguesa o tema poderá ser trabalhado através de textos; em matemática, destacará os dados estatísticos; em história, a criação, evolução e desenvolvimento até a contemporaneidade; em geografia, a urbanidade e sua mobilidade, além das políticas públicas voltadas para o transporte sustentável; em biologia, os benefícios físicos e bem-estar provocados pela atividade de pedalar... entre tantas outras inúmeras possibilidades.

O que torna o ensino interdisciplinar diferente é a possibilidade de uma maior compreensão da temática abordada, por meio de uma visão mais ampla do assunto. Isso faz com que os estudantes fiquem mais críticos e reflexivos, além de desenvolver suas habilidades cognitivas e a capacidade de resolver situações conflitantes por meio da exposição de um assunto sob múltiplos pontos de vista.

A partir da formação, o professor poderá enriquecer sua prática docente e seu conhecimento profissional, o que lhe confere melhores chances para gerar transformação e impactar positivamente o contexto escolar.

Assim, a GRE do Sertão do Médio São Francisco e a CGDE promoveram a FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS, com a temática “Bicicleta: uma relação interdisciplinar com as diversas áreas do conhecimento”, no dia 05 de novembro de 2019. Tem como perspectiva atenuar dúvidas e/ou conflitos que ainda persistem no fazer da prática pedagógica e no entendimento da interdisciplinaridade no cotidiano escolar.

A formação foi uma iniciativa da CGDE em parceria com a UPE, Colégio Diocesano Dom Bosco, Bios, Uninassau. Tem por objetivo melhor compreensão e aprofundamento na interdisciplinaridade em questão, proporcionando um diálogo entre as componentes curriculares, como uma forma de superar a fragmentação entre os saberes. Estiveram presentes nesse momento formativo 54 professores de Ciência da Natureza.

Para o momento, foram relevantes as contribuições das palestrantes:
  • Philippe José Morais Monteiro - Licenciado em Matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior e Mestrando no Ensino de Física. Professor de Ensino Médio do Diocesano Dom Bosco de Petrolina, Bios Pré-Vestibular e Meta Pré-Vestibular.
  • José Claudemiro Vilaça de Lima – Graduado em Licenciatura Plena em História e Bacharel em História, ambas pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professor da Rede Pública do Estado de Pernambuco e FACAPE.
  • Renata Sibéria de Oliveira - Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Gestão Ambiental pela Escola de Engenharia e Agrimensura de Salvador / Realiza Pós-Graduação e Graduada em Geografia pela Universidade de Pernambuco UPE/Campus Petrolina. É Professora do Colegiado de Geografia da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina.
  • Auricélia Pires de Vasconcelos Belarmino - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - UPE Petrolina. Graduada em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco; Especialista em Linguística pela Universidade de Pernambuco - UPE Petrolina e Produção de Mídias para Educação Online – UFBA. É Professora Técnica da CGDE da GRE Petrolina.
  • Daiara Barbosa Torres Costa - Graduada no Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina. É Professora Técnica da CGIP da GRE Petrolina do Educação de Pernambuco.

De acordo com os participantes, a formação proporcionou o entendimento de que a interdisciplinaridade hoje é acreditar em uma saída para a falta de interesse vivenciado nas salas de aula, pois permite dar um significado as áreas do conhecimento, contextualizando de forma interessante e envolvente. Um dos professores relatou que gostou da abordagem do tema e a forma como foi ministrada, considerando a aproximação a ciência com o cotidiano do estudante. Destacou que é interessante trabalhar a interdisciplinaridade na sala de aula como forma de proporcionar que o estudante seja protagonista no processo de ensino-aprendizagem.  Ainda em clima de avaliação, outro professor considerou a formação bastante interessante por tratar de algo bem presente no cotidiano dos estudantes e por mostrar as diversas possibilidades de ser trabalhada na sala de aula.







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