quinta-feira, 2 de abril de 2020

2 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO


O dia 2 de abril foi definido pela Organização das Nações Unidas em 2007 como o dia mundial da conscientização do autismo. Dia de comemorações e reflexões sobre a luta das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e seus familiares pela equidade de direitos em todos os âmbitos da sociedade. Na educação, houve muitos avanços com a Lei Brasileira de Inclusão e Lei 12... que vem garantir direitos no ambiente escolar e em seu entorno. 
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por déficit na interação social, déficits de linguagem/comunicação (vocabulário restrito, ecolalias, déficit na função pragmática e até mesmo ausência da linguagem verbal), padrões repetitivos do comportamento, além dos déficits sociais, e cognitivos (SELLA E RIBEIRO, 2018). 
O Centro de Controle de Doenças, através da Rede de Monitoramento de Incapacidades do Autismo e Desenvolvimento de Deficiências (ADDM) divulgou que nos Estados Unidos a prevalência de crianças com TEA é de 1 em 54 crianças e que ocorre em todos os grupos raciais, étnicos e socioeconômicos. (https://www.cdc.gov/spanish/mediosdecomunicacion/comunicados/p_autismo_033020.html).
Diante da alta prevalência do TEA, a escola assume um papel crucial e de extrema importância no desenvolvimento social, cognitivo, de aprendizagem dos estudantes com TEA. Assim, é necessário compreender a grande variabilidade da sintomatologia para o que o professor possa intervir de maneira assertiva impactando positivamente na vida dos individuos com TEA. Repensar o sujeito dentro do espectro como um sujeito com pontencialidades a serem exarcerbadas e não pensar somente no diagnóstico. Refletir e ter mudanças atitudinais. São alunos que aprendem, que ensina, que nos mostra o caminho a ser seguido. Precisa-se romper conceitos, romper com modelo das incapacidades. Precisa-se de acolhimento, estudo e dedicação para que o sujeito com TEA tenha seus direitos garantidos com equidade e qualidade. 

Núcleo de Educação Inclusiva e Direitos Humanos – Petrolina. 

REFERENCIA 

CENTRO DE CONTROLE DE DOENÇAS. 


SELLA, Ana Carolina; RIBEIRO, Daniela Mendonça (org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 1ª ed. Curitiba: Apris editora. 2018.

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