segunda-feira, 14 de junho de 2010

Programa Chapéu de Palha abre Programação Cultural com “O Santo e a Porca”



O Programa Chapéu de Palha Educação, que realiza suas atividades finais durante esta semana (de 13 a 22 de junho), levou centenas de trabalhadores rurais para o Espetáculo de abertura do “Chapéu, Teatro e Cinema: Arte Para Toda Parte”. Na noite deste domingo 13/06, no Teatro do SESC- Petrolina, os educandos dos Círculos de Educação e Cultura assistiram “O Santo e a Porca”, obra do consagrado escritor Ariano Suassuna, encenada pelo TPA – Teatro Popular de Arte, companhia petrolinense reconhecida nacionalmente.
Para a trabalhadora rural Vanessa Kelly Silva, do Bairro João de Deus, que como a maioria do público presente, nunca tinha assistido a um espetáculo teatral, “O Santo e a Porca é uma lição de vida, dinheiro não é a coisa mais importante da vida. Achei uma maravilha, adorei”, comenta.
O Projeto exibirá mais três espetáculos teatrais, nos dias 18, 19 e 20 de junho e ainda, oito sessões de cinema nos dias 14, 16, 17 e 18 de junho, com o filme “O Auto da Compadecida”, nas comunidades rurais de Petrolina e em Lagoa Grande. Na entrada de cada apresentação de teatro ou de cinema, cada participante do Programa é contemplado com um dicionário da nova ortografia. “É mais uma ferramenta de aprendizagem”, comenta a professora Anete Ferraz. “Com essa iniciativa, o Governo de Pernambuco, através do Programa Chapéu de Palha, demonstra seu compromisso em elevar o nível da qualidade de vida e da cidadania de seus atores principais que, em seu cotidiano, dedicam-se ao principal vetor da economia da Região do São Francisco, a fruticultura irrigada”, acrescenta a gestora da GRE- Gerência Regional de Educação do Médio são Francisco.
Até o dia 20 de junho, o Programa atingirá quase 5 mil trabalhadores rurais nesta Programação Cultural. Mais de 11 mil famílias estão incluídas nas ações de 7 Secretarias Estaduais do Programa Chapéu de Palha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário