quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PRÊMIO JOAQUIM NABUCO

Parabenizamos a aluna Itamires Alencar Alves da Escola Poeta Carlos Drummond de Andrade pelo 1º lugar, na categoria Ensino Médio Público com o trabalho Descobrindo Joaquim Nabuco. A solenidade oficial de premiação acontecerá no dia 19 de novembro de 2010 em Recife-PE e contará com a presença da imprensa e demais autoridades envolvidas.

RELEASE

Desde a infância Itamires Alencar Alves despertou suas aptidões para o desenho, os primeiros serviram de ensaio, como declara a própria estudante: “Os primeiros desenhos, quando eu era criança , eram bem ruinzinhos, eu até jogava fora. Mas isso não me impediu de acreditar no que fazia, fui melhorando o meu trabalho e procurando fazer melhor.” Como freqüentava assiduamente a biblioteca da escola, participava dos concursos de leitura e sempre fazia produções textuais com ilustrações dos personagens de seus textos. Então, a pedido da escola, a aluna passou a ilustrar textos com seus desenhos, charges e caricaturas para cartazes de eventos escolares e comemorações de datas comemorativas. Neste ambiente de produções, a aluna inicia sua produção de histórias em quadrinho. A principio a inspiração surge de livros ou personagens do universo literário do qual a estudante familiarizou-se. Mais tarde, fatos do cotidiano e assuntos juvenis passam a marcarem a propriedade da artista em seus quadrinhos. A percepção da vida, assimilação do outro, a discursão com seus próprios sentimentos pontuam o amadurecer precoce de uma artista autodidata mediante o seu talento nato.
Bastou a Fundação Joaquim Nabuco anuncia a abertura de inscrições do então “Concurso de Histórias Ilustradas: Vida e Obra de Joaquim Nabuco”, para criar-se a oportunidade perfeita em tornar público ao longo do estado de Pernambuco o talento da jovem estudante. Incrivelmente, tendo apenas três dias para inscrever-se e produzir sua obra, a estudante conseguiu fazer o trabalho inédito, intitulado: “Descobrindo Joaquim Nabuco.” O tempo era realmente curto, para aflição de todos os educadores envolvidos no apoio da aluna, mas a crença no seu trabalho impar era bem maior. Não deu outra! No dia 12 de novembro de 2010, por meio da internet, a Fundação Joaquim Nabuco anunciava o nome da jovem artista Itamires Alencar Alves, como vencedora da categoria Ensino Médio de Escola Pública. A cerimônia de premiação acontecerá na sexta-feira, dia 19 de novembro, às 10h, na Assembléia Legislativa do Recife, no Estado de Pernambuco.

Um comentário:

  1. Conquistas como essa, devem ser divulgadas notoriamente... Percebo em nós, educadores da rede pública, uma "humildade" que deixa de ser virtude, já que estamos camuflando nossos méritos...

    Parabéns a Itamires: meus ensejos de q aqui seja apenas um degrau do seu sucesso que floresce a partir de então...
    Parabéns a todos que fizeram parte desse processo!

    Divulguemos nossos feitos! Façamo-nos mostrar!

    ResponderExcluir