segunda-feira, 2 de abril de 2012

Projeto 3D na Educação

Com olhares atentos, os professores de química, biologia e geografia, das regionais de Petrolina e Salgueiro, reunidos na Escola Gercino Coelho - Petrolina, demonstravam encantamento com as imagens em três dimensões apresentadas. Era a capacitação do Projeto 3D na Educação, e os docentes estavam ávidos para aprender a tecnologia e poder repassá-las aos seus estudantes.
A manhã deste sábado (31) foi regada com muita informação e desmistificação para muitos professores que acreditavam ser a tecnologia algo difícil de utilizar em sala de aula. Ao término, esses profissionais estavam motivados, pois passaram a enxergar o recurso como mais uma forma de aumentar o aprendizado do alunado da Rede Estadual de Ensino.
O Projeto 3D na Educação será aplicado, inicialmente, nas 300 escolas que estão ligadas ao Pacto pela Educação. Até o final de março, cerca de 1000 professores vão receber, da empresa paulista P3D, a tecnologia que transforma os objetos de aprendizagem já utilizados em sala de aula, como a tabela periódica ou o mapa mundi em imagens em 3D, com dimensões e aplicações mais reais.
Além da sensação de imersão, o P3D é uma tecnologia de fácil utilização, que necessita apenas de um computador com mouse e um projetor. Obedece apenas a quatro comandos para realizar as mais diferentes ações, como por exemplo, aproximar o objeto ou mudá-los de ângulos. Ainda há a possibilidade de marcar e escrever nas próprias imagens do programa. E como não é linear, o docente segue o caminho que desejar e da maneira como a turma interagir, podendo ao final da aula, salvar o que foi trabalhado como um filme.





Nenhum comentário:

Postar um comentário