quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Estudantes do PGM Esportivo embarcam para o Canadá

Este foi o primeiro embarque da edição 2017.2 do Programa Ganhe o Mundo 



Vinte estudantes embarcaram na tarde desse domingo (06) rumo à Quebec, a maior província do Canadá. Eles foram selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) Esportivo para estudar e treinar diversas modalidades esportivas durante oito semanas em centros de excelência esportiva, além de aprimorar o novo idioma. Esta modalidade do programa é resultado da parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Turismo, Esporte e Lazer. O programa conta também com o apoio da COPERGÁS, que nesta edição doou 1050 malas para os intercambistas. 

Dos 20 intercambistas, 16 foram campeões nos Jogos Escolares de Pernambuco de 2016, e eles vêm de todo o Estado, tendo representantes de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Ouricuri, Petrolina, Trindade, Bezerros, Abreu e Lima, Bodocó, Paulista e Arcoverde. Os atletas irão treinar judô, natação, atletismo, ciclismo, karatê e luta olímpica. 

Tarciele dos Santos tem 16 anos, estuda na Escola José Glicério, em Jaboatão dos Guararapes, e ganhou uma medalha de prata em natação no ano passado, durante os Jogos Escolares. Para chegar ao Canadá ela vai enfrentar o medo de avião. “Quero me empenhar e conseguir melhores resultados. Tenho certeza que volto para casa mais confiante, com autonomia, fluente no inglês e terei muitas histórias na bagagem para contar”, comenta a jovem. “Além disso, quero aplicar o que aprenderei fora do país na minha escola. Vou trazer dicas de treinos e posso ajudar mais pessoas a se inspirarem”, arremata. 

O governador Paulo Câmara se alegra ao falar dos atletas que estão embarcando. “Eles estão aqui por mérito deles. Além de atletas, são estudantes que se dedicam aos estudos, possuem boas notas e isso possibilitou o aprendizado de um novo idioma, além da prática do esporte em centros que são considerados de referência em outro país”, comenta o governador. 

O secretário de Educação Fred Amancio comemora o embarque dos estudantes. “Estamos iniciando mais uma sequência de embarque. Este é o primeiro da edição que vai enviar 1030 estudantes pernambucanos para o mundo. Isso é motivo de alegria para a gente que faz a educação do Estado”, conta Fred. 

GANHE O MUNDO ESPORTIVO – Criado em 2015, o Programa Ganhe o Mundo (PGM) Esportivo embarcou em sua primeira edição 11 estudantes da Rede Estadual. Realizado pelas secretarias estaduais de Educação e Turismo, Esportes e Lazer, o PGM Esportivo possibilita aos jovens estudantes a facilidade de comunicação para treinar, conhecer e aperfeiçoar suas habilidades em Centros Internacionais. O Governo do Estado também garante aos estudantes seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host Family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00.

Fonte: www.educacao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário