sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O CONTO "VIRA-VIRA VIOLETA SERÁ LANÇADO HOJE EM PETROLINA

Será lançado hoje o livro de contos infantojuvenil "Vira-Vira, Violeta", da ativista pelos direitos da mulher e professora Socorro Lacerda. O lançamento acontecerá na Praça 21 de setembro em Petrolina, a partir das 17h30.
O conto infantojuvenil "Vira-Vira, Violeta" instala um cenário construído em aquarelas e é motivador de uma leitura que transcende o encantamento. Violetas ganham vida e, na Cidade dos Cravos, elas não têm acesso aos seus direitos mais elementares. E são proibidas de andar de bicicleta, de jogar futebol, de estudar, de tocar, de dançar. 
No decorrer da história, surgem as representações da opressão sobre as mulheres. A jornada dupla de trabalho é um componente da trama, que é traduzida por diversos símbolos da resistência à discriminação e desigualdade de gênero, mundo afora , a exemplo da personagem "Violeta Borboleta" que, no livro, é líder do "movimento violetastambémpodem", e rememora Violeta Parra, que em outubro de 2017, faria 100 anos. Outras personagens com referências históricas são as Violetas Dandara (para destacar a luta e a força da mulher negra) e Chiquinha (a primeira maestrina brasileira). 
A narrativa apresenta um conflito, que exigirá das Violetas uma posição decisiva: dar um basta na situação de exploração e opressão, na qual se encontram e, por essa razão, nunca mais, a Cidade dos Cravos será a mesma. "Vira-Vira, Violeta" encanta, diverte e inspira. Um conto que pretende ser instrumento de prazer e de transformação!



Nenhum comentário:

Postar um comentário