quinta-feira, 10 de maio de 2018

Secretaria Estadual de Educação lança aplicativo de diário de classe

Professores usuários do Siepe podem instalar e utilizar o aplicativo nos seus celulares




A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco dá mais um passo importante na modernização da Rede. Neste semestre, a pasta implantou uma novidade para facilitar a rotina do professor por meio do uso da tecnologia: um aplicativo que funciona como uma alternativa mobile e off-line ao diário de classe eletrônico. O Siepe Diário de Classe Móvel já está sendo utilizado por mais de 19 mil docentes das escolas da Rede.
O aplicativo possibilita que as avaliações, frequência dos alunos, apontamentos e consultas dos conteúdos curriculares ministrados, entre outras informações, sejam registradas pelos professores sem a necessidade de uma conexão permanente com a internet, como necessita a versão desktop que os professores já utilizam: o Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (Siepe). O docente poderá preencher os campos pelo seu dispositivo móvel, dentro da sala de aula, e sincronizar os dados posteriormente quando estiver conectado à internet.
De acordo com o secretário Executivo de Gestão da Rede, João Charamba, além de dar mais praticidade ao diário de classe e, consequentemente, mais agilidade na circulação de informações gerenciais dentro da pasta, o App fortalece a redução de custos de impressão das fichas de caderneta por ser mais atrativo. “Implantamos o Siepe em 2011 e obtivemos uma grande adesão das escolas. Agora, com o aplicativo, recebemos muitos feedbacks positivos dos professores e percebemos uma economia significativa na compra das cadernetas, pois as escolas que optam pelo Siepe online não recebem o documento impresso”, detalhou.
Ainda segundo Charamba, das 1.056 unidades de ensino existentes na Rede, 831 utilizam o Sistema de Informações da Educação de Pernambuco. Em 2014, por exemplo, a Secretaria Estadual de Educação adquiriu mais de 400 mil diários de classe impressos. Em 2018, esse número caiu para menos de 50 mil unidades. “A tendência é aumentar esse quantitativo de escolas que adotam o sistema, porque tanto a versão desktop quanto o aplicativo representam um ganho pedagógico, como o de deixar o professor com tempo mais livre para pensar a sua aula, tirar mais dúvidas dos alunos, e não deixá-lo preso a atividades administrativas”, acrescentou o secretário.
“O Siepe Móvel facilitou muito a rotina da gente. É tudo mais fácil, porque hoje em dia utilizamos mais o celular do que o computador. O smartphone fica sempre ligado, perto da gente. Assim que acaba a aula, eu já atualizo o sistema mesmo quando estou sem internet, e assim que o aparelho conecta a alguma rede, já sincroniza todos os dados no sistema. Antes, a gente tinha que ir para a frente do computador e contar com uma internet boa, não tinha essa opção off-line. Gastávamos muito tempo tanto na aula quanto no intervalo”, comemora a professora da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Olinto Victor, Pollyana da Silva Andrade, usuária do App desde a sua fase de testes.
O tamanho do App é 29MB e está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.

Fonte: www.educacao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário