segunda-feira, 9 de julho de 2012

Estudantes pernambucanos pré-selecionados para o Parlamento Jovem 2012

A Secretaria da Educação, por meio da Coordenação de Projetos Especiais, divulga a lista com o nome dos estudantes pré-selecionados para participar do Programa Parlamento Jovem 2012. A iniciativa oferece uma oportunidade de imersão parlamentar. Os jovens selecionados simulam o trabalho dos deputados na própria Câmara dos Deputados, em Brasília, entre os dias 24 e 28 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto no site da Câmara dos Deputados (WWW.camara.gov.br) .
Pernambuco registrou um elevado crescimento no número de inscrições do Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Em 2012, todas as ações desenvolvidas, tais como: seminários entre as gerências regionais de educação e todo o trabalho de divulgação, possibilitaram aumento na participação, passando de 25 projetos inscritos, em 2011, para 320 projetos de lei, neste ano, em todo o Estado. “É importante destacar a realização de atividades relacionadas a projetos de lei em comunidades quilombolas, indígenas, ações para alunos cegos e/ou com baixa visão e também em unidades prisionais em respeito à diversidade e a nossa política de direitos humanos”, relata o gerente de Projetos e Unidades Gerenciais, Antonio Mendes.
A Secretaria da Educação já encaminhou os projetos pré-selecionados para o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). O conselho é responsável por enviar os textos dos estudantes à Câmara dos Deputados, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa irá escolher os participantes do Parlamento Jovem.
O número de representantes por Estado é proporcional ao número de deputados federais, neste caso Pernambuco tem direito a quatro Jovens Parlamentares, que serão selecionados entre os 16 pré-indicados. Ao todo, para todo o Brasil serão selecionados 78 deputados jovens. Em Petrolina os estudantes pré selecionados são da Escola Moysés Barbosa: Bárbara Coelho Rodrigues (Dispõe sobre o controle de agrotóxicos na agricultura) e Elisângela Beatriz Silva (Dispõe sobre as práticas de utilização do Bioma Caatinga). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário