sexta-feira, 18 de maio de 2012

Escola Aberta leva Caravana dos Saberes para Petrolina

A meta é apresentar a iniciativa a todas as GRE´s

 A Caravana dos Saberes, projeto de Formação Itinerante do Programa Escola Aberta, foi apresentado a Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Médio São Francisco, cuja sede fica em Petrolina. A equipe da coordenação estadual do Escola Aberta foi recebida pela gestora da GRE, Anete Ferraz, e por representantes das escolas Antonio Padilha, Dr. Pacifico da Luz, Professor Simão Amorim Durando, Jesuino Antonio Davila e João Batista dos Santos. A recepção foi calorosa e cheia de atrações culturais e esportivas, fruto do trabalho desenvolvido pelo programa na região.
Segundo o professor Reginaldo Salvino, coordenador do Escola Aberta no Estado, “a ideia de realizar formações descentralizadas é apresentar a nova proposta pedagógica do programa, que tem a animação cultural como carro-chefe de suas ações, acompanhada por outras estratégias metodológicas, tais como: as vivências em grupo, estudos de caso e atividades lúdicas, que envolvem todos os atores e atrizes do PEA. Todo o trabalho é baseado na educação popular desenvolvida por Paulo Freire, que foi escolhido recentemente Patrono da Educação Brasileira, pela Lei 12.612 publicada no Diário Oficial da União no último dia 16 de abril. A animação cultural propicia a discussão sobre temas do cotidiano da educação como, por exemplo, gênero, relações étnico-raciais, meio ambiente e educação integral. Por meio de atividades lúdicas, promove-se o diálogo entre os saberes populares e os conceitos científicos, garantindo a fala de todos e todas no momento formativo. A professora Vilma Vilarin, gestora escolar e supervisora do programa na GRE, está no programa desde que iniciou e se mostra maravilhada com a descentralização do PEA.
A meta do Projeto Caravana dos Saberes é realizar encontros desse porte em todas as outras 16 GREs do estado, apresentado a proposta pedagógica, mapeando talentos e fortalecendo as ações que já estão sendo desenvolvidas pelo Programa Escola Aberta.
Fonte: site de secretaria de educação de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário