quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PROJOVEM CAMPO – Saberes da Terra IV.2

O PROJOVEM Campo  - Saberes da Terra  constitui-se no Programa Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrado com Qualificação Social e Profissional para Agricultores(as) e Familiares,  implementado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade (SECAD) e da Secretaria de Educação Profissional (SETEC), esta ação integra diversos Ministérios do  Governo Federal e em Pernambuco é desenvolvido sob a responsabilidade da Secretaria de Educação. O PROJOVEM Campo - Saberes da Terra tem como finalidade proporcionar formação integral do jovem do campo por meio de elevação de escolaridade, tendo em vista a conclusão do Ensino Fundamental Anos Finais, com qualificação social e profissional e potencializar os jovens agricultores para o desenvolvimento sustentável e solidário de seus núcleos familiares e suas comunidades por meio de atividades curriculares e pedagógicas, em conformidade com o que estabelece as diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo.
O Programa atende a jovens e adultos a partir de 18 anos, sendo que só terá direito ao recebimento do auxilio financeiro (bolsa) no valor de R$ 100,00 (a cada dois meses) os educandos que estiverem dentro  da faixa etária de 18 a 29 anos.
A GRE de Petrolina atende a 41 turmas distribuídas nos municípios de Petrolina 12 turmas, (10 do MST e 02 da Comunidade Ribeirinha - Pescadores) Lagoa Grande 05 Turmas ( 03 do MST e 02 da Prefeitura), Santa Maria da Boa Vista 10 turmas (05 do MST, 03 Quilombola e 02 da Prefeitura), Orocó 10 turmas (10 da Prefeitura), Afrânio 03 turmas (03 da Prefeitura) ,Dormentes 01 turma da Prefeitura, com um total de 820 Educandos (ainda esta sendo feita matricula de alunos novos), 164 Educadores e 15 Coordenadores Territoriais.
Em nossa Regional, as aulas do curso Projovem Campo Saberes da Terra IV.2  iniciaram no dia 23 de julho  e terá duração de dois anos.
Ontem, dia 28 de agosto de 2012, a GRE de Petrolina promoveu a I Formação Inicial – Projovem Campo Saberes da Terra IV.2  com a finalidade de apresentar o programa e subsidiar os educadores e coordenadores territoriais no processo pedagógico e administrativo.
 


 

Um comentário:

  1. Que as ações iniciadas por meio do ProJovem Campo Saberes da Terra sejam boas sementes em terreno fértil, para que nossos jovens do campo continuem camponeses, com possibilidade de cursarem ensino médio e superior, contextualizados à sua realidade e capaz de auxiliar na construção de respostas para suas ansiedades, necessidades e projetos.
    Parabéns ao povo camponês de Pernambuco e que essa história prossiga, sempre.

    ResponderExcluir