quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Um futuro melhor começa na sala de aula

Os estudantes da GRE-Petrolina voltam às aulas com novidades tecnológicas. Um estímulo a mais para estudar. Nossos estudantes tem um novo aliado da educação: o tablet.

Agilidade e praticidade são sem dúvida os principais benefícios dos equipamentos. Esse tablet é muito mais do que um computador. É uma ferramenta pedagógica que vai se somar ao caderno, ao lápis e ao livro.

Com o dispositivo em mãos, os estudantes dos 2º e 3º anos interagem com a nova tecnologia com um estímulo muito maior. O papel da Tecnologia da Informação e do Conhecimento, como veículo tecnológico de socialização, que reduz as distâncias, é uma revolução nas salas de aula.

Com o uso das redes sociais, essas distâncias tornam-se ínfimas. E o fundamental é que além desse “acesso” às novas informações é possível a filtragem do conhecimento: registrando, analisando, organizando, alterando e disseminando a informação, agregando valores aos estudantes que conseguem transformá-las em conhecimento.

No ciberespaço não existem distâncias físicas. As paredes das salas de aula vão abaixo e os estudantes interagem com outros, de outras escolas, de outras cidades e de outros países. Graças a dispositivos como tablets é possível, pela primeira vez, unir de maneira tão integrada o mundo dentro e fora da escola.

Não se trata apenas de usar uma nova tecnologia. O trabalho da escola deve ser envolvê-la em seu projeto pedagógico e determinar objetivos claros para a ferramenta, uma vez que esses tablets são um forte estímulo para que os estudantes busquem novas e mais profundas formas de conhecimento

Trata-se, portanto, de uma grande oportunidade para a educação – não há por que duvidar. Os tablets são portáteis, permitem consumir, produzir e compartilhar conteúdos como textos, fotos e vídeos, possibilitam interatividade e conexão à internet.

Vamos ser a primeira rede pública do Brasil a dotar todo o seu ensino médio com esse equipamento. Desse jeito, chegaremos em 2014 sendo um dos Estados com o melhor ensino público do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário