quarta-feira, 10 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INOVADOR


CURSO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DIGITAL



As Escolas de Referência em Ensino Médio: EREM Pacífico da Luz, EREM Otacílio Nunes, EREM Jornalista João Ferreira Gomes, estão vivenciando, cada uma com 04(quatro) estudantes do 1º e 2º anos do ENSINO MÉDIO INOVADOR de uma experiência inovadora e pioneira na regional Petrolina.

Fazendo uso das novas tecnologias para inclusão digital e construção de novos conhecimentos, os estudantes estão participando com total apoio da GRE-Petrolina - por meio de tutoria presencial, do Curso: Qualificação Profissional em Tecnologia Digital, ofertada pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e apoio do Ministério da Educação/MEC e da Secretaria de Ensino Básico/SEB em parceria com a secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
 
Na modalidade a distância, o Curso Qualificação Profissional em Tecnologia Digital, contribui para inserir no contexto do Ensino Médio Nacional, a cultura da EaD, suas linguagens, processos e métodos, bem como favorece a inclusão da escola na sociedade em rede, potencializando a qualificação do estudante, em tecnologia digital, e sua inserção no mercado de trabalho.
 
É mais uma oportunidade pedagógica dos estudantes fazerem uso dos Laboratórios de Informática de suas escolas e/ou dos Tablets recentemente adquiridos.
 
Na organização metodológica, como se trata de curso a distância, a comunicação e interação dos alunos com os colegas de turma e com o tutor à distância, assim como a realização das leituras e atividades avaliativas serão por meio das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem, o e-Proinfo, como: fórum, bate-papo, mensagem de texto e vídeo, agenda, atividade objetiva entre outras.
A experiência pedagógica é recente, iniciou-se no dia 28 de agosto do corrente – com conclusão prevista para dezembro.
 
Estamos encerrando o primeiro módulo e encontramos alguns desafios, tais como: a internet com baixa velocidade, os estudantes não têm a cultura de realizar estudos à distância, a família tem pouca ou nenhuma informação sobre educação à distância, tempo para estudo on line no laboratório da escola.
No entanto, a experiência em incluir pedagogicamente os estudantes para o uso das tecnologias, está sendo extremamente positiva, Destacando-se como potencialidades: o estabelecimento de relação com jovens na era tecnológica - conhecendo seus anseios e expectativas pessoais e profissionais; a aquisição de conhecimento sobre Educação à Distância para jovens estudantes e a melhor compreensão do papel do educador que atua em Educação à Distância.
 

Um comentário:

  1. Pra mostrar os cursos de informática na EREM Jornalista é bom, mas esconder de todos que visitam o blog que a gente ainda não ganhou os tablets é melhor ainda, né senhora Anete?

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