segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Programa Mãe Coruja, através dos Círculos de Educação e Cultura e parceiros, promove Aulão com o tema A família e o brincar: aliados para o desenvolvimento infantil, no município de Santa Maria da Boa Vista


Estimular os filhos a brincar é fundamental para o seu desenvolvimento. Isso porque além de um momento de recreação, a criança também aprende habilidades essenciais para o crescimento. 

Desde o nascimento a criança se relaciona com o mundo e é nessa interação que ela desenvolve capacidades motoras, cognitivas, sociais e de linguagem e o momento do brincar ajuda nesse processo. 

Foi com esta finalidade que o Circulo de Educação do Programa Mãe Coruja e a Escola Municipal Cassimiro Lucas, na Comunidade Quilombola do Inhanhum realizaram o Dia da Família na Escola abordando os temas em tela: A família e o brincar: Aliados para o desenvolvimento infantil e O papel da família na educação dos filhos. 

O módulo III será de grande importância para as famílias inseridas nos CEC. Para abertura do evento a gestora da escola deu boas vindas ao público e aos profissionais. Já a técnica do canto Mãe Coruja fez apresentação dos membros do Mãe Coruja, assim como exibiu um vídeo apresentando a dinâmica do Programa Mãe Coruja Pernambucana. Expressou sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, onde os pais devem participar desse brincar, resgatando assim a origem dos brinquedos e brincadeiras tradicionais infantis como expressão da história e da cultura, pode nos mostrar estilos de vida, maneira de pensar, sentir, falar e, sobretudo, de brincar e interagir. 

Na ocasião um pai coruja apresentou uma das brincadeiras mais marcantes de sua infância: O Casamento Francês. Explicou como brincar, onde foi motivo de riso e algazarra. 

Em seguida, a psicóloga do CRAS abordou O papel da família na educação dos filhos, mostrando que a partir do brincar é possível aplicar disciplina, regras indispensáveis ao desenvolvimento saudável da criança. Para concluir o evento o PM da Polícia Militar da Patrulha Mirim aplicou dinâmica de interação com os participantes e abordou questões sobre violência na escola e na família. Finalizou sua fala exibindo mensagem para sensibilizar e alertar as famílias no cuidado as crianças. 

Finalizou-se o encontro na certeza de que o brincar e a brincadeira desenvolvem a linguagem e o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar da construção de um mundo melhor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário