sexta-feira, 9 de setembro de 2016

PERNAMBUCO ALCANÇA MELHOR ENSINO PÚBLICO DO BRASIL

Ministério da Educação divulga resultado do índice no ensino médio que destaca Pernambuco em primeiro do ranking do Brasil

Após anos evoluindo no ranking, Pernambuco chegou ao primeiro lugar do Brasil do ensino médio. O Estado saiu da 4ª para a 1ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB divulgado pelo Ministério da Educação, nesta quinta-feira (08). O resultado subiu de 3,6 para 3,9, superando sua meta (de 3,6) para o ano de 2015. 
O IDEB é o principal indicador de educação do Brasil e é divulgado a cada dois anos. Ele representa um grande panorama da qualidade da educação no país. Avalia as unidades da Federação em: Ensino Fundamental Anos Finais, Anos Iniciais e Ensino Médio; e nos âmbitos da rede pública, privada, estadual e municipal. 
Com este resultado, Pernambuco é o Estado que mais ampliou o resultado para o ensino médio desde 2007, e um dos dois Estados que apresentou crescimento no índice em todas as edições do Ideb (junto com o Piauí). É também o Estado com a menor diferença entre o desempenho da rede privada e estadual, que já havia sido de 2,6 pontos. 
“É com muita alegria que recebemos este resultado de chegarmos ao primeiro lugar do Brasil. Temos hoje o melhor ensino médio público do país. Agradeço a todos que trabalharam e se dedicaram muito para este resultado: gestores, professores, estudantes, famílias e nossas equipes comprometidas com nossa educação em Pernambuco. Temos ainda muito trabalho pela frente, mas continuamos avançando em nossa luta por uma educação pública de qualidade para os nossos estudantes”, destacou o secretário estadual de Educação, Fred Amancio. 
E não é apenas na nota de proficiência e frequência que a educação pública do Estado vem conquistando avanços. Desde 2005, Pernambuco foi o que mais diminuiu a distorção idade-ano para o Ensino Médio e o que mais avançou em redução de abandono escolar, saindo da 26ª colocação para se tornar o Estado com menor abandono escolar do Brasil, portanto, com a escola mais atrativa. 
Alguns eixos são considerados fundamentais para estes avanços, Pernambuco estabeleceu a maior rede de escolas em tempo integral do país, o maior programa de intercâmbio para estudantes da educação básica da América Latina, desenvolveu parâmetros e ferramentas pedagógicas à serviço das escolas e implementou gestão por resultados através do Pacto pela Educação.

(Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco)





Nenhum comentário:

Postar um comentário