terça-feira, 9 de maio de 2017

CLISERTÃO 2017 - LIVRO, LEITURA, LITERATURA E MEMÓRIA


O CLISERTÃO 2017 (Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura do Sertão) já começou. Entre os dias 9 a 12 de maio Petrolina é palco das mais diversas atividades que envolvem a literatura, a música, a poesia, o cordel, o cinema e o teatro. Este ano o evento traz como tema "Livro, Leitura, Literatura e Memória" e reúne escritores locais, nacionais e internacionais, artistas das mais diversas linguagens, professores e estudantes universitários e de escolas públicas e particulares e é aberta para o público em geral. Uma realização da Universidade de Pernambuco, Secretaria de Educação de Pernambuco, Fundarpe, Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Petrolina e do Colégio Plenus.

PROGRAMAÇÃO

DIA 9 (terça)

 

8-22h: PROJETO TOMAR. Doação  monitorada  de livros em  escolas.
500 livros serão doados de forma monitorada. Cada aluno escolherá o livro e dirá o tempo máximo para a leitura. Em seguida, passará o livro para outra pessoa de sua escolha. Os estudantes de Letras acompanharão o percurso do livro entrando em contato com o aluno-leitor. Durante os três meses. Coordenação: Clarissa Loureiro.
Escolas Municipais de Petrolina: 8h: Escola Eduardo (Uruás); 14h: Maria Soledade (João de Deus); 16h30: Ana Leopoldina (São Gonçalo).

8h-18h: PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA (Curso de Formação do AGPM-Agentes Guardiões de Patrimônio Mirins. Distrito de Rajada. Com a Criatur-Consultoria em Turismo Pedagógico).

Escola Malaquias Mendes. 

Escolas participantes: José Cícero de Amorim e Malaquias Mendes

 

8h-12h: OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA. Com o escritor Bruno Liberal (Vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura 2013). Coordenação Vlader Nobre. 
Escola Estadual: EREM Osa Santana

9h-16h: PETROLINA MEMÓRIA (palestras com D. Romilda Ferreira, autora do livro Petrolina:  pessoas simples de passagem por sua história. Distribuição de exemplares do livro homônimo. Coordenação: Kátia Gomes e Aparecida Brandão). Escolas Municipais de Petrolina: 9h: Caic (Cohab Massangano); 14h: Eliete Araújo (Centro); 16h: Santa Terezinha

9h-11h: MESA DE GLOSA. Construção de poesia a partir de mote divulgado na hora; nova forma de se fazer repente. Com poetas da região do Pajeú: Zé Adalberto e Lenelson Piancó –Itapetim; Elenilda Amaral e Alexandre Morais-Afogados da Ingazeira; Gislândio Araújo-Brejinho e Gonga Monteiro-Tabira. Apresentação  e declamação: Vinicius Gregório e Fábio Renato-São José do Egito. Coordenação: Kleber Costa  e  Simão Pedro).
Auditório Central da Facape
Escolas Estaduais participantes: Adelina Almeida, EREM Otacílio Nunes, Moysés Barbosa e Escola de Aplicação. Escola Municipal Nicolau Boscardin

14-18h: OFICINA DE LITERATURA DE CORDEL. Com Maviael Melo.
Escola CAIC

15h-16h30:   A   NEGAÇÃO   DO   SAGRADO      E   DO   CAPITALISMO   NO   POEMA “A TRISTE PARTIDA”, DE PATATIVA DO ASSARÉ. Palestra com Genivaldo do Nascimento.
Escola de Aplicação

19h: O SERTÃO NA MÚSICA (show voz e violão/debate. Com Vlader Nobre). Escola Estadual: Moysés Barbosa

DIA 10 (quarta)

8h-22h: PROJETO TOMAR (doação  monitorada  de livros em  escolas).
Os livros serão doados. Cada aluno escolherá o livro e dirá o tempo máximo para a leitura. Em seguida, passará o livro para outra pessoa de sua escolha. Os estudantes de Letras acompanharão o percurso do livro entrando em contato com o aluno-leitor. Coordenação: Clarissa Loureiro e Peterson Martins)

Escolas Estaduais: 8h: José Esmerindo; 10h30: Prof.º Simão de Amorim Durando; 14h: Manoel Xavier de Paes Barreto; 16h30: EREM Pe. Manoel de Paiva Netto; 19h: Pe. Luiz Cassiano


8h-18h: PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA (Curso de Formação do AGPM-Agentes Guardiões de Patrimônio Mirins. Distrito de Rajada. Com a Criatur-Consultoria em Turismo Pedagógico).
Escola Malaquias Mendes. Escolas participantes: José Cícero de Amorim e Malaquias Mendes

8-12h: PLANO MUNICIPAL DO LIVRO DE PETROLINA (realização de plenárias para a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Petrolina-PMLLLB-. Coordenação: Cláudia Assad e Isolda Beserra).
Local:  Escola Municipal Eliete Araújo (Centro)
Participantes: pessoas ligadas, direta ou indiretamente, à cadeia do livro (produção, veiculação e recepção): escritores, professores, legisladores, gestores, presidentes de associação, alunos etc.

9h-11h: BRANCA DE NEVE: UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA (Palestra com Ana Patrícia Silveira, Doutoranda em Literatura. Professora do IFPetrolina)
Escola Fernando Idalino Bezerra (Normal Médio/Magistério)

9h-11h: SÃO JOÃO DO CARNEIRINHO: ENTRE O POPULAR E O ERUDITO (palestra com   Elisabet Moreira. Coordenação: Aparecida Brandão).
Escola Municipal: Eliete Araújo
Escolas convidadas (municipais e estaduais)

9h-16h: PETROLINA MEMÓRIA (palestras com D. Romilda Ferreira, autora do livro Petrolina:  pessoas simples de passagem por sua história. Distribuição de exemplares do livro homônimo. Coordenação: Kátia Gomes e Aparecida Brandão).
Escolas Estaduais: 9h: EMAAF; 16h:  Dr. Diego Rego

9h-15h: CLISERTÃOZINHO (Teatro e Contação de histórias. Coordenação: Rossana Ramos.)

9h: Escola Municipal São Domingos Sávio (Gercino Coelho). 15h:  Escola  Félix Manuel (Tapera)

Escolas participantes: Moisés Barreto e Escola Féliz Manuel.

15h30: CONVERSANDO COM J. BORGES. (palestra com o cordelista J. Borges, Prêmio Vivo de Pernambuco e um dos maiores artistas populares da América Latina). Distribuição de folhetos de cordel para  as escolas envolvidas. Coordenação: Kleber Costa e Simão Pedro.
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho – EREMCC
Escolas Municipais: João Rodrigues (Cristália), Dom Antônio Malan (Lajedo), Ricardo Rodrigues (Caatinguinha), José Nunes (Nova Descoberta), Neli Santana (N-3), Estêvão Rodrigues Coelho (Rajada) e João Ferreira Gomes (Satisfeito)

14h-17h: LEITOR NA LIVRARIA (visita de 30 alunos leitores a uma livraria –Shopping de Juazeiro- BA/Nobel. Doação de um livro para cada um deles. Bate-papo com alunos. Coordenação: Cláudia Assad).

Escola Municipal: Mascarenhas de Moraes (Vivendas)-15 alunos Escola Estadual: Joaquim André Cavalcanti-15 alunos.


16h: PRÊMIO CLISERTÃO DE LEITURA (premiação em dinheiro aos cinco autores de ações exitosas na área de leitura. Coordenação: Genivaldo do Nascimento e Kátia Gomes.
Cada participante entregará uma ficha de inscrição com a descrição detalhada e comprovada de uma ação exitosa na área de leitura. Todas as ações selecionadas serão divulgadas no site da Secretaria Municipal de Educação.

Local: Centro de Convenções (Secretaria de Educação) Participantes: todas as Escolas do Município de Petrolina


19h: ERA UMA VEZ... (contação de causos por alunos da EJA –Educação de Jovens e Adultos. Coordenação: Kátia Gomes e Zaira Cavalcanti).
Escola Municipal: Anete Rolim (Pedra Linda)

19h-21h30: EU, LEITOR (roda de conversa com alunos leitores: o quê, quando, onde e como leem. Coordenação: Renata Rios).
Escola Santa Terezinha (Dom Avelar)

19h: AI, SE SÊSSE (recital para  alunos e professores.  Com o poeta  Chico Pedrosa.)
Escola Municipal: Jacob Ferreira (Cosme e Damião). Coordenação: Kleber Costa e Simão Pedro


DIA 11( quinta)

8h30-11h: MARACATU E SÃO GONÇALO (encontro das danças de Maracatu e de São Gonçalo. Com o Maracatu Nação Matingueiros)
Local: Escola Estêvão Rodrigues Coelho (Rajada)

9h-11h: ECOLEITURA E MEMÓRIA (leitura semiótica na Estação Ferroviária de Rajada e Sítio Arqueológico Açude das Pedras- Distrito de Rajada)
Escolas Estaduais: Poeta José Raulino Sampaio e  Humberto Soares

8-12h: ESCOLA NO CINEMA (exibição de filme para 180 alunos no cinema do Shopping. Debate. Coordenação: Aparecida Brandão)

Escolas Municipais: Francisco Rodrigues (Pedrinhas), Luiz de Souza (Serrote do Urubu), São José (Porto da Ilha), José Martins de Deus (Pau Ferro), Terra da Liberdade (Assentamento da Liberdade) e Dr. José Araújo (Rio Jardim).


8-12h: TROPEIROS (conversa com escritores/poetas locais da região: Hélio Araújo, Fabrício Nascimento, Jaqueline Costa e Graciele Castro. Coordenação: Amy Almeida. Doação de livros. Rodas de conversa em escolas.).
Escolas Estaduais: 8h: Antônio Cassimiro; 10h30: Gercino Coelho; 16h: João Batista

13h-ECOLEITURA: VISITA A UMA VINÍCOLA
Escola Estadual: EREM Dr. Pacífico da Luz.

16h: PAPO COM JOVENS ESCRITORES. Com os autores Vanessa Rodrigues, Karolline Santos, Eumara Mayra, Marcos Vinicius Mangabeira e Jéssycka Beatriz Nunes. Coordenação: Fabiana Carla Lopes (Escola EREMCC).
Escola Antônio de  Santana Padilha
Obs.: apresentação aberta aos alunos de Letras (ouvintes). 40 vagas. Inscrição na sala do Colegiado até o dia 2 de maio. Preenchimento  das vagas por ordem de procura.
Ônibus grátis. Saída às 15h (ao lado do Auditório da UPE). Chegada às 18h.

9h-11h: CLISERTÃOZINHO (Contação de histórias. Coordenação: Rossana Ramos.)

Escolas Municipais: Laura Vicunha (Gercino Coelho)


19-21h30: UM MINUTINHO:  CONCURSO ESTUDANTIL  DE CURTA-METRAGEM. (exibição     de filmes de até um minuto sobre temas da literatura, leitura, memória e/ou do livro. Premiação para os cinco melhores filmes. Coordenação: Chico Egídio).

Local da exibição: Escola Estadual: Eduardo Coelho Escolas participantes: todas da Rede Estadual.


19h: AI, SE SÊSSE (recital para alunos e professores. Com Chico Pedrosa.) Escola Estadual:   Dom Antônio Campelo.

19h-21h30: EU, LEITOR (roda de conversa com alunos leitores: o quê, quando, onde e como leem. Coordenação: Renata Rios).

Escola CEJA João Barracão



DIA 12 (sexta)


8h-12h: TROPEIROS (conversa com escritores/poetas locais da região/doação de livros). Quatro autores locais  participarão de rodas de conversa em escolas.).
Escolas Estaduais: 8h: Jesuíno Antonio D’ávila; 10h30: Eneide Coelho

8-12h: OUTRAS PALAVRAS. Com o escritor Mário Filipe (3º Prêmio Pernambuco de Literatura, autor do livro "Caninos Amarelados") e o Patrimônio Vivo de Pernambuco Dedé Monteiro + Coral "Infância Rimada" - do poeta José Carlos (Sertão do Pajeú).
Local: Escola Estadual Erem Dom Malan
Escolas convidadas: Fernando Idalino e Eduardo Coelho

9h: PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA (Diplomação dos integrantes do Grupo AGPM-Agentes Guardiões de Patrimônio Mirins. Entrega de certificado, camisa da farda e crachá. Distrito de Rajada).
Escola Estadual Malaquias Mendes (Distrito de Rajada-Petrolina)

9h-11h: O COTIDIANO DO SERTÃO (conversa acerca do trabalho de Veronique Bulteau sobre o Sertão Dionisíaco. Distribuição do livro “Para uma Antropologia do Sertão: Ecologia e sociologia do cotidiano”.  Com Elisabet Moreira e Joelma Reis).
Escola e comunidade do Povoado do Caititu-Petrolina.

18h30: O TEATRO VAI À ESCOLA (apresentação da Peça O santo e a Porca, de Ariano Suassuna. Com o TPA-Teatro Popular de Arte-Petrolina)
Local: Escola José Cícero de Amorim (Rajada)
Escolas Municipais participantes: José Cícero de Amorim e Estêvão Rodrigues Coelho e Escola Estadual  Malaquias Mendes
21h30: Fala de Encerramento do Clisertão Escola 2017 Escola José Cícero de Amorim (Rajada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário